quarta-feira, 23 de julho de 2008

Juventude Transviada


Títulgo original: Rebel Without a Cause
Ano de lançamento (E.U.A): 1955
Direção: Nicholas Ray

James Byron Dean; James Dean, tornou-se um dos maiores ícones da história do cinema em um período curto de dois anos, fruto de apenas três grandes clássicos da época: ´´Vidas Amargas``, de Elia Kazan, ´´Assim Caminha a Humanidade``, de George Stevens e ´´Juventude Transviada`` de Nicholas Ray, este considerado por muitos o melhor deste brilhante ator, o filme que define exatamente o que fora James Dean para o mundo. Ele foi o representante dos jovens cansados e inconformados com o sistema de regras e mudanças a que eram submetidos, revoltados e oprimidos, verdadeiros incompreendidos. Portanto este filme demonstra o que foi James Dean, e que após sua infeliz, trágica e precoce morte, o transformou quase que em um símbolo. A sensação que tive ao assistir seus três grandes filmes foi a mesma que tive ao assistir o último filme de Heath Ledger ´´Batman - O Cavaleiro das Trevas``, resolvi então homenageiar Dean ao lembrá-lo e por ter visto recentemente ´´Vidas Amargas```.

Jim Stark (James Dean) é um jovem problemático. Fez os pais se mudarem para várias cidades, devido às confusões do rapaz, até fixarem-se em Los Angeles. Lá Jim é preso em plena madrugada por embriaguez de desordem. Na delegacia ele conhece Judy (Natalie Wood) e Platão (Sal Mineo) e é liberado por um policial que compreende a situação de Jim na casa em que vive, recebendo amor superficial dos pais e cansado da maneira sbumissa como sua mãe trata seu pai. No dia seguinte ele vai à escola e tenta se aproximar de sua vizinha, a própria Judy, no caminho. Logo arranja encrenca com Buzz (Corey Allen), namorado de Judy e líder de uma gangue do colégio, que provoca Jim até seu limite e os dois partem para uma briga de faca. O único amigo de Jim é Jhon Crawford, conhecido como Platão (aparentemente obcecado pela amizade de Jim), o qual Jim também havia conhecido na delegacia e que o acompanha até as montanhas da cidade onde fora marcado entre Jim e Buzz um ´´pega`` de carros.

Com o objetivo de adquirir mais respeito e ganhar atenção de Judy ele vai e durante a disputa (cena clássica do cinema) algo acontece, que mudará o rumo e trará trágicas consequências àqueles jovens. Este filme em si é revolucionário, representa até hoje a rebeldia e a liberdade almejada pelos jovens. Jim não era um garoto revoltado por ser pobre ou miserável, sua rebeldia surgia do seu próprio meio, surgia por ser jovem e precisar voltar-se contra algo, como diz o próprio título em inglês: ´´Rebel Without a Cause``; rebelde sem causa. Seu mundo era o suficiente para transformá-lo num rebelde. Por isso James se tornara uma lenda, ele fora o incompreensivo e detentor das inúmeras vozes de inconformistas da época, queria apenas curtir e livrar-se dos problemas que o cercavam.

As atuações na obra são impecáveis. Dean dispensa mais comentários, sua morte toma dimensões tão absurdamente trágicas quando percebemos o ator que estava nascendo dentro dele, como muitos apontam ele seria um novo Brando. Natalie Wood incorpora uma perfeita patricinha da época enquanto que Sal Mineo faz o tipíco excluído e rejeitado, que ao encontrar um amigo transborda-se na loucura insana entre felicidade e delírio. A direção de Nicholas Ray foi extremamente detalhista e forçamente trabalhada, dá ao filme um universo veridicamente jovem e concreto, na medida em que os personagens ganham formas cada vez mais reais e presentes na nossa sociedade. Um filme exemplar e perfeito para estudar o comportamento dos adolescentes, que são na verdade em sua grande maioria, rebeldes sem causa.

Cotação: 9.0

24 comentários:

Anônimo disse...

Conheço muito pouco do trabalho do Nicholas Ray, mas este filme é maravilhoso. Nele, o James Dean não dá a minha performance favorita da curta carreira dele (isso aconteceu em "Vidas Amargas"), mas, mesmo assim, é um daqueles trabalhos fortes característicos do ator.

Cecilia Barroso disse...

Eu gosto muito desse filme... E, realmente, as atuações são excelentes.
Mas o mais impressionante é que o filme agrada a todas as gerações.

Anônimo disse...

Adoro "Juventude Transviada", para mim é um dos melhores filmes de todos os tempos. A densidade do roteiro é impressionante para sua época, e nesse sentido destaco as atuações de James Dean e Sal Mineo. Belo texto!

Robson Saldanha disse...

O fato é o seguinte: sempre estou em falta com filmes antigos... raramento os vejo mas acho-os necessários... lá vai mais um pra minha lista! Obrigado pela visita e pelo link no meu blog, o mesmo farei!

Abraço!

Anônimo disse...

Esse filme é ótimo. Foi o primeiro (e único) que assisti do talentoso James Dean. Um retrato intimista e verdadeiro sobre a juventudade.

Nota 8,5

Ciao!

Marcel Gois disse...

Ainda não vi esse filme. =/
Mas já estava na minha lista, que por sinal só cresce.. auahuahuaauhaua
Tem naquele blog que você me passou o link?

Sergio Deda disse...

Kamila... tb acho a melhor atuação dele em Vidas Amargas, mas em todos ele eestá excelente...

Cecilia... eh um filme que ainda diz muito do que acontece hoje.. incrível realmente como ele mantém a mesma força e realidade com todas as sociedades no passar do tempo..

Vinicius... Dean e Mineo são os melhores do filme sim...

Robson... pode conferir este filme antigo, pois como eu disse eh um filme que ainda diz muito sobre os dias de hoje...

Wally... talvez o melhor retrato jah feito ateh hoje sobre a juventude..

Marcel... não vi no blog naum.. neste blog eu baixei e assistir Vidas Amargas... Juventude Transviada loquei na nossa faculdade hauahau

abraços

Unknown disse...

Rapaz, não é que adoro este filme? Acho que funcionou melhor em sua época, já que a rebeldia da juventude da déacada de 50 era o início de um comportamento social que se estende até hoje. As atuações de Mineo, Wood e especialmente Dean merecem destaque. Que pena que os três tiveram mortes tão horrpipilantes; Dean, aciednte de carro; Wood, afogamento; e Mineo, overdose.
Triste, né?
Abraço!

Breno Adegas disse...

Como aconteceu com vc pelo que eu entendi, mt gente hj em dia esta trazendo o Dean a tona por causa do caso de Ledger (que eu ainda nao vi em The Dark Knight, por acaso - eu sei, um pecado)... Nao vi esse filme, assim como muitos antigos, mas um dia ponho td em dia, se deus quiser...

dpois d milenios retomei o blog, com um post sobre td um pouco, depois da uma passada la

see ya!

Anônimo disse...

Não vi nenhum filme do ícone James Dean, mas com certeza ele influenciou diversos personagens do cinema.
Um exemplo recente foi no filme "Evil: Raízes do Mal", que resenhei no blog.

Sergio Deda disse...

Weiner... muito macabro isso rsrs

Breno... pode deixar que vou visitar seu blog..

Ibertson.. ainda não assisti Evil: Raízes do Mal... depois do seu texo fiquei curioso mas nunca achei..

vlws

Red Dust disse...

Um filme que atravessa gerações, mas que continua como sendo de hoje, pois não é dificíl adaptar a sua narrativa a este século.

É uma narrativa poderosa, emocionante e cativante. E há o enorme James Dean. Arrebatador!!!!!

Abraço.

Anônimo disse...

[color=red]The Most Affordable XRUMER/BACKLINK SERVICE Online!
The EFFORTLESS and POWERFUL WAY TO BUILD MASSIVE # OF BACKLINKS
[color=black]
200,000 BLASTS of your URLs+ Anchor Tex, message, pictures (can be spinned) etc
$10 USD (shared with other clients like a carpool), or
$25/200k for exclusive!(you control EVERYTHING)
$50 Exclusive @ 500,000 blasts.
(Complete reports will be given to clients)

[IMG]http://img697.imageshack.us/img697/1540/arrowdownh.gif[/IMG]
For orders, questions or concerns? Email: [u]formless.void47 at gmail.com [/u]
Note:
1. For STRICT Whitehat sites, it is advised to create buffers to pass on linkjuice. i.e. social bookmarks, cloaked pages etc.
You can blast the site directly, but it entails risk.
Using buffers are 100% safe, speaking from experience.
2. Xrumer is a very technical tool. Just describe to me what sorts of effects you want and well make it happen!
If you want to buy Xrumer?
>>>>> http://cloakedlink.com/chzgykebsd <<<<<<

[color=black]
-------
CLIENT 2 SAMPLE SPACE FILLED WITH URLs,Pics and Keywords
denver seo firm search engine strategies optimizing seo seo health check seo law seo experts seo company kerala lancaster seo Buy Pr8 Link seo traffic spider social seo seo career seo article seo leicester seo tekst creative seo search engine submission seo optimization tips seo optimazation seo page rank Install Xrumer seo marketing seo research seo training singapore xrumer 504 seo optomization link buying xrumer 50a Xrumer Website portland seo professional seo Xrumer Full seo training hyderabad Buy Link Post xrumer seo search engine placement seo services pricing miami seo seo roi seo elite discount seo process top seo tools done seo seo marketing firm xrumer crack buy d link wireless seo portsmouth off page seo seo search marketing seo friendly cms

-----
CLIENT 3 SAMPLE SPACE
[url=http://provenheightincrease.co.cc/ebook/what-foods-help-you-grow-taller]what foods help you grow taller[/url] http://provenheightincrease.co.cc/ebook/what-foods-help-you-grow-taller

[url=http://herpeset.co.cc/cheap/Gential-Herpes-Treatment-Cure-Herpes-Chances-Of-Getting-Herpes.html]gential herpes treatment cure herpes chances of getting herpes[/url]

http://www.ripoffreport.com/alternative-health/global-life-enhancem/global-life-enhancement-ripoff-92ffa.htm

[url=http://buyplasmahdtvre.blog.com/2009/12/16/pleo-programming-pleo-release-date-pleo-retail-pleo-robotic-life-form-pleo-robotic-toy-dinosaur/]PleoProgrammingPleoReleaseDatePleoRetailPleoRoboticLifeFormPleoRoboticToyDinosaur[/url]


-----
CLIENT 4 SAMPLE SPACE
[url=http://provenheightincrease.co.cc/ebook/available-online]available online[/url] http://provenheightincrease.co.cc/ebook/available-online

[url=http://growyourdick.co.cc/penile/penile-stretcher]penile stretcher[/url] http://growyourdick.co.cc/penile/penile-stretcher

http://teethwhiteningstripsreviews.info/xr/tooth-whitening-side-effects.html

http://buycheapplasmatv.info/cgi-bin/index.pl?=47-lcd-hdtv [url=http://buycheapplasmatv.info/cgi-bin/index.pl?=47-lcd-hdtv]47 lcd hdtv[/url]

[url=http://teethwhiteningstripsreviews.info/xr/clarksville-teeth-whitening]Malta tooth whitening austin Shropshire teeth whjitening teeth whitening sandy utah tooth whuitening Red Deer teeth whitrening norfolk nebraska teeth whitening teeth whitening derry new hampshire[/url]

-----
CLIENT 5 SAMPLE SPACE
[url=http://cheapxrumerservice.co.cc]Cheap Xrumer Service[/url]
[url=http://cheapxrumerservice.co.cc]Cheapest Xrumer Service[/url]
[url=http://cheapxrumerservice.co.cc]Best Xrumer Service[/url]
--------
http://buypleodinosaur3.zoomshare.com/rss.xml

http://cheaphdtvplasma.co.cc/television/plasma-tv-buying-guide [url=http://cheaphdtvplasma.co.cc/television/plasma-tv-buying-guide]plasma tv buying guide[/url]

[url=http://stopacaiberryscams.info/cgi-bin/index.pl/freeze-dried-acai-berry-capsules]freeze dried acai berry capsules[/url]

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Escape Laggin Downloads Using NZB Files You Can Swiftly Find High Quality Movies, Console Games, MP3 Albums, Applications & Download Them @ Accelerated Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]

Anônimo disse...

Predilection casinos? analyse this additional [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] advisor and confine a confront up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] bid at http://freecasinogames2010.webs.com and give rise to down believable spectacularly touched in the prime minister !
another unsurpassed [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] grouping is www.ttittancasino.com , in lieu of of german gamblers, log a occasional zees z's b run manumitted online casino bonus.

Anônimo disse...

Someone deleted a variety of links from x7.to and sendspace ...

From now, we will use www.tinyurlalternative.com as our main [url=http://www.tinyurlalternative.com]url shortener[/url], so every url will be there and visible for everyone.

You can choose from several great [url=http://kfc.ms]short url[/url] address like:

kfc.ms easysharelink.info jumpme.info megauploadlink.info megavideolink.info mygamelink.info myrapidsharelink.info mytorrentlink.info myurlshortener.com mywarezlink.info urlredirect.info urlshrinker.info weblinkshortener.com youtubelink.info and many others.

They maintain above 60 other ready domains and the [url=http://myurlshortener.com]url shortener[/url] service work properly for free without any registration needed.

So we think it is good idea and suggest you to use [url=http://urlredirect.info]url redirect[/url] service too!

Thank you.

Anônimo disse...

Perche non:)

Anônimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casinos[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino[/url] free no set aside hand-out at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino
[/url].

Anônimo disse...

Hey! I simply want to give an enormous thumbs up for the
good info you could have here on this post.
I will probably be coming again to your blog for extra soon.



Feel free to surf to my page seo for dummies free download ebook

Anônimo disse...

Whats up! I just want to give a huge thumbs up for the great information you’ve
got right here on this post. I will probably be coming again to your blog
for extra soon.

Also visit my weblog SEO收費

Anônimo disse...

Hi there! I simply would like to give a huge thumbs
up for the great information you’ve here on this post.
I can be coming again to your weblog for more soon.


Check out my web blog :: semester at sea jobs careers

Anônimo disse...

Hiya! I simply wish to give a huge thumbs up for the nice data you’ve gotten right here on this post.
I will be coming again to your blog for more soon.

Look into my blog post :: fluffy semolina dumpling soup

Anônimo disse...

Hi there! I just would like to give a huge thumbs up for the great information you’ve
got right here on this post. I will likely be coming back to your weblog for more soon.


Also visit my website :: 徵信社

Chanel disse...

This is cool!