quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BDC Awards 2009 - Categorias Musicais

Finalmente retornando com o BDC Awards. E aqueles que ainda quiserem participar do Prêmio do Júri podem mandar seus votos até o dia 06/03/09, próxima sexta (prazo definitivo e sem mais prorrogação rsrs). As regras sobre a premiação podem ser lidas AQUI, qualquer dúvidas é só me consultar. Até agora 9 pessoas mandaram seus votos e estes já foram contabilizados. Vamos lá:

Melhor Canção
and the BDC goes to...

´´Hard Sun``, por Eddie Vedder (Na Natureza Selvagem): De todas as músicas indicadas nesta categoria, nenhuma chega a ser tão completa, tocante, e acima de tudo essencial para o longa como esta. Ou seja, é verdadeiramente uma canção original, pois em muito se assimila à trama e narra uma trajetória de aventura e natureza da mesma maneira emocionante, sublime e complexa como a fita se apresenta. Caso sinta saudade do belissimo filme e desperte vontade em assistir novamente, mas não dispõe de tempo o suficiente, nos deleitamos ao escutar a música, e com ela lembramos de vários dos mais importante momentos da obra. Escute aqui.

2° ´´Falling Slowly``, por Marketa Iglová e Glen Hansard (Apenas uma Vez): com dó no coração não voto nesta canção, que simples e singela, emociona de forma natural e impactante o espectador no exato momento em que assistimos ao dueto dos dois personagens. Linda e brilhante no método como esta é apresentada na fita, é aquele tipo de música para deitarmos e entramos em plena sinfonia suave com o que ouvimos. Escute aqui.

3° ´´Guaranteed``, por Eddie Vedder (Na Natureza Selvagem): assim com a primeira, esta narra e justifica o mundo do personagem da obra, porém de forma mais metódica, monótona e rebelde em suas belas líricas. Mais outro deleite para os nossos ouvidos pelo ótimo Eddie Vedder. Escute aqui.

4° ´´Another Way to Die``, por Jack White e Alicia Keys (007 - Quantum of Solace): ok, o filme não é lá muito bom, pouca coisa se salva e uma delas é a clássica abertura dos créditos da franquia, sempre contando com uma música de fundo. Aliás, é este sim o melhor momento do longa. Bem ao estilo da franquia, é ótima para quem curte esse tipo de música. Escute aqui.

5° ´´Down to Earth``, por Peter Gabriel (Wall-E): nem é lá uma grande música, mas por ser de perfeito encaixe e união com o contexto e sentido da trama, merece inúmeros aplausos, é bem divertida. Escute aqui.




Melhor Coletânea
and the BDC goes to...

Rolling Stones: Shine a Light: a questão aqui não é Scorsese, por mais que isto pese e alguns possam pensar neste como sendo o único motivo. Claro, Scorsese é meu ídolo, mas levei em consideração o quesito das melhores músicas das melhores bandas, e para mim não há banda melhor que os velhos Stones. Logicamente portanto esta é uma categoria pessoal e extremamente particular, cada um tem seu gosto musical. Vai ser o dvd a ser tocado no meu anivérsario hauahua. Amo quase todas as músicas da banda e o documentário de Scorsese é excelente para quem é fã, como eu.

2° Não Estou Lá: novamente por questão de gosto. Bob Dylan estará sempre no rol de meus favoritos, e este seria um bom cd de presente no meu anivérsario, né verdade? rsrs. Poderíamos assistir o longa de olhos fechados, mesmo assim adoraríamos apenas se tivessemos bons ouvidos.



3° O Gângster: não pelo Jay-Z, muito mais pelos grandes clássicos do rock dos anos 60 e 70, sempre bem vindo nos bons filmes de submundo da máfia. Neste aspecto o longa parece e diria até se espelha bastante nas obras de Scorsese.


4° Control: devo admitir, conhecia pouco sobre Ian Curtis e sua ´´Joy Division``, mas após conferir o filme mudei completamente. Além de adorar a trama, me encantava a todo segundo em que escutava uma música da banda, tanto que hoje tenho 20 ou mais armazenadas no meu playlist. E não são só músicas da ´´Joy Division´` que escutamos, muitos outros sucessos da época estão presentes também.

5° Persépolis: uma grande mistura entre trilhas, músicas da época, tanto francesas como inglesas, americanas e etc, além de de versões reeditadas de famosas composições.



Melhor Trilha Sonora
and the BDC goes to...

Sangue Negro: a trilha de ´´There Will be Blood`` é mais um dos vários elementos do filme do qual faz parte de uma peculiariedade especifíca; retratar de maneira detalhista o mundo obscuro de seu personagem místico Daniel Plainview. Assim como a fotografia do longa, Jonny Greenwood faz um trabalho excepcional na tentativa de descrever a natureza do persona, e por muitas vezes sua própria intimidade, já que esta se revela tão secreta e escondida. Alternando entre faixas aterrorizantes e estrondozas, calmas e suaves, que transcedem mistério e suspense para a obra, e faixas de pura continuidade épica sempre com toques de suspense. O som erudita de Jonny é para o espectador, sensoriarmente, a reflexão mais perfeita e exemplificada de um personagem e a situação em que ele se encontra, à medida que através desta trilha podemos imaginar qual seria seu verdadeiro pensamento naquele exato acontecimento. da trama Terror e ambição juntos nos fazem ficar bastante apreensivos a cada momento empolgante do fundo musical. Uma obra-prima musical.

2° Desejo e Reparação: linda, envolvente, poética e dotada com um certo cunho trágico em suas faixas, este é outro trabalho de perfeito encaixe no material da obra, já que traduz com perfeição o que está acontecendo no longa, talvez a melhor trilha de Dario Marianelli. Um dos aspectos mais bem executados no longa.

3° Batman - O Cavaleiro das Trevas: eletrizante, frenética, perturbadora. Estas são algumas das principais características usadas por James Newton Howard e Hans Zimmer em TDK, e é inclusive através destas que eles além de conseguir empolgar e cativar o espectador, passam com proeza o clima de Gotham City e suas aventuras.

4° Senhores do Crime: sou fã absoluto do Howard Shore, admiro sua extrema facilidade em colocar poesia e toques suaves que se encaixam tão bem nas mais diversas películas. Aqui não deixa de ser diferente. Shore atribui uma veracidade monótona, poética e fria num filme de máfia, inteligente ao perceber que esta fora realmente a maneira como filme fora conduzido.

5° Linha de Passe: não gosto da trilha de ´´Babel``, adoro a de ´´Brokeback Mountain``, e estava receioso ao assistir o filme com relação ao trabalho de Gustavo Santaolla, mas fiquei impressionado, pois era um trabalho muito parecido com a fantástica composição que ele fizera para ´´Amores Brutos``.

Melhor Faixa Musical
and the BDC goes to...

´´With my Own Eyes``, por Dario Marianelli (Desejo e Reparação): talvez por esta esplêndida e diria até sublime faixa da trilha original de Dario, o momento mais empolgante, emocionalmente e impactante visualmente seja a sequência do discurso da menina e logo depois quando o personagem de James Mcavoy retorna com as crianças, enquanto todos o esperam para prendê-lo. Esta faixa traduz a tragédia que uma atitude estúpida tomada por uma menina imatura viria a causar nos envolvidos, sendo revoltante quando percebemos que nada poderíamos fazer. Perfeição pura. ´´Yes, I saw him, with my own eyes, I saw him with my own eyes``. Escute aqui.

2° ´´Prospectors Arrive``, por Jonny Greenwood (Sangue Negro): cada faixa de ´´Sangue Negro`` é extremamente cuidadosa, detalhista e específica naquilo que quer passar. Essa nos demonstra a impressão de um futuro muito próximo, na medida que enquanto alguns sobem e prosperam outros afundam e continuam afundando sem parar, mas não tem volta, pois a escolha já fora feita. Encontramos diversos elementos da trilha original nesta faixa. Uma composição riquissíma e fantástica. Escute aqui.

3° ´´Oil``, por Jonny Greenwood (Sangue Negro): encaro esta faixa da obra como uma sequência, uma continuidade da anterior. Se aquela alertava sobre um futuro próximo, esta avisa que ele chegou, e mudanças drásticas ocorrerão. Mantém todas as características da trilha original. Escute aqui.


4° ´´Why so Serious``, por Hans Zimmer e James newton Howard (Batman - O Cavaleiro das Trevas): a combinação perfeita entre a gótica e escura Gotham City com o mundo impreensivel e prestes a explodir do Coringa. Empolgante e eletrizante como toda a composição. Escute aqui.


5° ´´La guerre``, por Olivier Bernet (Persépolis): a visão poética e inocente da guerra através dos olhos da personagem e da própria trilha. Não achei a música na internet, desculpas.




Nota: O prazo de entrega dos votos ao Prêmio do Júri foi prolongado e termina no dia 06/03/09 (sexta-feira). Enviar a lista para serginhocsp@hotmail.com. Listar 5 filmes nas categorias Filme, Filme Estrangeiro e Filme Nacional e apenas 3 em Animação (votos dirigem-se apenas a estas categorias). Todos em ordem de preferência. Envie sua própria seleção do ano, independende dos meus indicados. Esse lembrete será notificado em cada postagem referente à premiação.


9 comentários:

Anônimo disse...

Adorei os prêmios das categorias musicais do BDC Awards! Minha canção favorita do ano é "Falling Slowly", mas a vencedora também é ótima. Já em coletânea, ficaria com "Once", mas como não foi indicada, prefiria "I'm Not There" dessas. Já a trilha de "Sangue Negro" é mesmo excepcional, mas preferia "WALL-E" nesse ano. Já minha faixa favorita do ano também foi de "Atonement", mas não essa premiada - também excelente!

Kau Oliveira disse...

Legais, essas categorias!!!! Amo as canções de Na Natureza Selvagem, mas pra mim Falling Slowly é imbatível. E claro, a trilha de Sangue Negro é magnífica, mas ainda fico com a de Marianelli!!!

Abs!

Anônimo disse...

Rapaz, mude essa imagem de Persópolis. hahahaha!

Muito boa a vitória de Hard Sun! Pelo menos aqui a melhor canção do ano passado foi reconhecida.

[]s!

- cleber . disse...

Um pouco estranhas essas categorias ... pelo menos eu achei ... hehe ... mais ótimos selecionados ... não esqueceu de nenhum !

Anônimo disse...

Acabei de enviar meus votos para o prêmio do júri do BDC Awards, Sérgio!

Comentando os seus indicados. Discordo de suas escolhas! Minha canção favorita do ano é "Falling Slowly". Minha coletânea é "Once". A melhor trilha é a de "Desejo e Reparação".

Bom final de semana!

Anônimo disse...

Eddie Vedder fez uma trilha sonora absurda...Gostei muito!

ps: Que link de Persépolis é esse? hahaha

deixei um desafio pra você lá no blog, okay? abraço!

Anônimo disse...

Muito bons os prêmios!
Em canção original eu indicaria todas menos a de 007. Alias, esta categoria minha ta concoridíssima. Super difícil de selecionar apenas 5.

Em Coletânea, ainda não vi o vencedor, mas pretendo. Já dos outros, muito bem selecionados, o meu vencedor ta incluso, alias. Só não deve entrar na minha Persépolis.

Em trilha, relação MUITO digna. Só fica de fora da minha as duas últimas, apesar de serem muito boas mesmo.

E belas seleções de faixa. Mas tenho outros ainda mais preferidas. De Atonement, prefiro a de Dunkirk, que até derrou lágrimas.

Ciao!

Sergio Deda disse...

Vinicius.... qual a sua faixa favorita de Atonement?

Kau... a disputa entre Greenwood e Marianelli foi pesada, tanto que ambos foram lembrados, Jonny na mais importante por eu considerar ainda superior pelo seu conjunto.

Jeff... mais abaixo explicarei o ocorrido kkkkkk

Cleber... estranhas pq? hauaha

Kamiila... obrigado por participar... seus votos já registrados.

Pedro... mais abaixo a explicação kkkkk ah e vou olhar o desafio!

Wally... esta outra faixa Elegy for Dunkirk da trilha de Atonement tb é fantástica.



OBS: Me desculpem por uma infelicidade que cometi, mas totalmente desprovida de qualquer intenção. Na categoria trilha sonora ao falar de ´´Persépolis`` copiei o link de uma foto que juro era a imagem da personagem segurando um álbum da banda AABA, mas ao ver os comentários não consegui entender o motivo, até que atualizei e percebi que não era a mesma imagem que eu tinha selecionado, embora fosse exatamente o mesmo endereço do link. Tanto que pesquisei novamente no google e na segunda página de imagens a mesma foto estava lá, e ao abri-la havia agora o que eu acabar de ver e ficara chocado, uma foto de cunho pornográfico. Ok, pode até ser engraçado para alguns rsrs, mas fiquei bastante constrangido e desculpe a todos que também o ficaram. Farei o possível para não acontecer novamente. Sempre vou salvar a foto no meu pc e depois adicioná-la à postagem a partir de agora!! kkkkk.

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel