Ok, posso estar sendo o único a entrar na correnteza dos negativistas ou até céticos por demais, mas tenho de confessar. A cerimônia do Oscar foi, para mim, frustrante, cansativa, chata e acima de tudo sonolenta. Talvez mais pela total previsibilidade nas categorias, nenhuma surpresa (nem mesmo Foreing para ´´Departures``, do Japão), ou talvez pela ausência de momentos e discursos emocionantes (nem o de Ledger foi como eu esperava), Penn e Winslet foram os melhores neste quesito. Com uma abertura empolgante e criativa, me animei ferverosamente e veio uma surpresa tão boa quanto ruim no anúncio da primeira categoria da noite. Ok, ok... foi bem legal a idéia de 5 ganhadores do prêmio anteriormente anunciarem o vencedor deste ano, bem inovador, na procura de atrair público. Mas sei lá, me acostumei tanto com o tradicional (vencedor do ano passado + clipe dos indicados) que não gostei do novo método (que não será duradouro obviamente). Muitos ali nem conheciam ao certo o ator no qual reverenciavam (o Alan Arkin soltando: ´´Seymour Philip Hoffman``... kkkk). E em culpa deste estilo que durava quase 10 minutos por cada categoria de atuação, muitas outras técnicas foram prejudicadas e diria até desrespeitadas. Will Smith apresentando 4 ou 5 prêmios (realmente perdi a conta) de uma só vez foi ridículo. Não gostei nem um pouco também do Michael Giacinno, após a vitória de vários profissionais surgia uma música de fundo tão brega e em nada combinando com o momento, basta ver o prêmio de Ledger e tirar a conclusão. Ao menos se a cerimônia foi ruim, a mais chata que já assisti (confiro o Oscar ao vivo apenas desde 2003), os premiados foram no geral todos super merecidos.
Quem Quer Ser um Milionário? como era de se esperar foi o grande vencedor da noite, levando nada menos que 8 estatuetas, além da dobradinha filme e diretor (Danny Boyle), consagrando-se em roteiro adaptado, edição, fotografia, mixagem de som, trilha sonora e canção original. Com 8 Oscars o longa faz história e une-se a um seleto grupo de longas com o mesmo número de prêmios (7 no total), incluindo um dos melhores filmes da história do cinema ´´Sindicato de Ladrões```, de Elia Kazan, e no ano anterior a este clássico outro idem clássico também levou 8 prêmios; ´´À Um Passo da Eternidade``, de Fred Zineman. Cuidado! Não estou querendo comparar Slumdog a estes, nunca, jamais, e embora ´´Slumdog Millionaire``, assim como os clássicos citados, tenha recebido cotação máxima da minha parte, aqueles estão num patamar bem acima. Enfim, feliz pelo reconhecimento à obra-prima do ano, o melhor verdadeiramente.
Sean Penn foi até o fim na batalha com seu amigo Rourke e saiu vencedor, um prêmio merecidissimo para um dos melhores de sua geração (junto com Day-Lewis são os melhores, não lembro de outro) embora minha torcida fosse Mickey. Finalmente Kate Winslet levou seu tão cobiçado Oscar, como todos esperavam. Penélope Cruz junta-se ao seu namoradinho ou ex Javier Bardem como os únicos espanhóis a ganharem Oscar em categorias de atuação.
Heath Ledger ganhou? Nossa... a maior surpresa da noite! rsrs O prêmio mais gratificante e merecido do ano. Embora eu esperasse mais por parte do discurso da família, eles foram cordiais e manteram a linha, honrando seu ente querido. Vimos alguns atores deixarem escapar lágrimas de seus olhos. E quem diz que ele só ganhou por estar morto, mostre-me uma atuação neste ano (masculina ou feminina, leading ou supporting) superior ao seu Coringa. Exatamente, não há.
Departures foi a surpresinha da noite. O último Oscar do Japão foi em 1955 com ´´As Portas do Inferno``, de Teinosuke Kinugasa. Antes disso o célebre Akira Kurosawa havia levado duas vezes e o fez novamente em 1976 por ´´Dersu Uzala``, mas este sendo uma produção soviética. E nem foi lá uma grande surpresa, já que esta categoria vem se mostrando bastante imprevisível a todo ano.
Wall-E não levou nenhuma das outras que disputava, mas glorificou-se na mais importante, a Pixar prova ser um monstro no Oscar e leva mais uma num dos seus melhores frutos. O Curioso Caso de Benjamin Button foi um dos grandes perdedores, como já era de se esperar. 13 indicações e apenas 3 vencidas: direção de arte, maquiagem e efeitos especiais. Assim como Batman - O Cavaleiro das Trevas, que além de Ledger levou apenas na categoria de edição de som.Lista completa dos vencedores aqui.
E que venha 2010. Em breve postarei possíveis concorrentes à premiação do próximo ano, que por mais cedo que possa parecer, estes são na verdade alguns dos filmes mais esperados de 2009. Ah e se preparem para o retorno do Blog dos Cinéfilos Awards 2009!!!


































