domingo, 7 de dezembro de 2008

Oscar 2009 - Previsões #3

Best Art Direction: Como a tendência por aqui são os filmes de época, desses os três que disputam na categoria principal largam na frente; ´´Benjamin Button``, ´´Austrália`` e ´´Apenas um Sonho``. Apostaria em mais uma aparição de ´´Defiance`` por aqui, enquanto a outra vaga sobraria para a árdua disputa de ´´Changeling``, ´´The Reader`` e ´´Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal``.

- Austrália (Catherine Martine)
- Apenas um Sonho (Kristi Zea e Debra Shutt)
- O Curioso Caso de Benjamin Button (Donald G. Burt e Victor Zolfo)
- Defiance (Dan Well e Veronique Melery)
- Changeling (Patrick M Sullivan jr.)

Strong Contenders: The Reader (Brigitte Broch); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Guy Dias, Larry Dias e Alyssa Winter); Batman- o Cavaleiro das Trevas (Nathan Crowley); The Duchess (Michael Carlin); Frost/Nixon (Michael Corenblith); Ensaio Sobre a Cegueira (Joshu de Cartier).

Best Costume Designer: A tendência logicamente são os filmes de época, muitos inclusive presentes na categoria apontada anteriormente. De uma para a outra passam ´´Austrália``, Benjamin Button`` e ´´ Apenas um Sonho``. ´´The Duchess`` deve ser preterida dentre outros, e completa-se a lista com ´´The Reader``, sendo bravemente desafiada por ´´Changeling`` ou ´´A Outra``.

- Apenas um Sonho (Albert Wolsky)
- Austrália (Catherine Martin)
- O Curioso Caso de Benjamin Button (Jacqueline West)
- The Duchess (Michael O´Connor)
- The Reader (Ann Roth)


Strong Contenders: Changeling (Nicole Krozenik); A Outra (Sandy Powell); Shangai (Julie Weiss); Defiance (Jenny Beaven); Milk (Danny Glicker); Brideshead Revisited (Eimer Ni Mhaold).

Best Make-Up: E dá-lhe ´´Benjamin Button``. Nossa, esse ano devem voltar os filmes com 10 ou mais indicações. Podem sem medo incluir ´´Batman`` na lista, e como o anterior fora indicado este também será, ´´As Crônicas de Nárnia: O Princípe Caspian``. Fortes concorrentes são ´´Synecdoche, New York``, ´´Trovão Tropical`` e ´´Hellboy 2``.

- O Curioso Caso de Benjamin Button
- Batman- o Cavaleiro das Trevas
- As Crônicas de Nárnia: O Princípe Caspian


Strong Contenders: Snycdoche, New York; Trovão Tropical; Hellboy II: o Exército Dourado; The Reader; W; Frost/Nixon; Che.

Best Sound: Barulho e perfeição realista é normalmente a fórmula certa para entrar aqui. Portanto saem na frente ´´Defiance``, ´´Batman`` e ´´Homem de Ferro``. ´´Wall-e`` é outro grande favorito, acompanhado ou de Indy ou de Bond.

- Defiance
- Batman- o Cavaleiro das Tevas
- Homem de Ferro
- Wall-e
- 007 - Quantun of Solace


Strong Contenders: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal; Rede de Mentiras; Austrália; O Curioso Caso de Benjamin Button; Speed Racer.

Best Sound Mixing: Tendência em seguir a categoria anterior, mas aqui leva-se em conta o quesito do detalhismo. ´´Wall-e``, ´´Batman``, ´´Defiance`` e ´´Homem de Ferro`` estão quase lá. ´´Austrália`` e ´´Rede de Mentiras`` são outros fortes concorrentes.

- Rede de Mentiras
- Wall-e
- Batman- o Cavaleiro das Trevas
- Defiance
- Homem de Ferro


Strong Contenders: Austrália; Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal; 007 - Quantun of Solace; O Curioso Caso de Benjamin Button; As Crônicas de Nárnia: O Princípe Caspian; O Incrível Hulk; Hancock.

Best Visual Efects: Alguns péssimos filmes têm sido nomeados nesta categoria. Este ano parece ser diferente. Longas que enfocam a importância dos seus efeitos visuais, mas não desvaslorizam nem deixam em plano secundário a trama, a própria obra, devem aparecer dentre os indicados. ´´Homem de Ferro`` figura como o grande favorito seguido de ´´Benjamin Button`` e ´´Nárnia``. ´´Indiana Jones`` ou ´´Hellboy 2`` podem até entrar de gaiato no lugar de ´´Nárnia``.

- Homem de Ferro
- O Curioso Caso de Benjamin Button
- As Crônicas de Nárnia: O Princípe Caspian


Strong Contenders: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal; Hellboy II: O Exército Dourado; O Dia Em que a Terra Parou; O Incrível Hulk; Batman- o Cavaleiro das Trevas; Hancock.

9 comentários:

Vinícius P. disse...

Gostei de ver "Austrália" presente em algumas categorias, acho que o filme vem forte dentro do segmento técnico. "Benjamin Button" é praticamente imbatível em maquiagem mesmo, sendo que ainda tem boas chances para efeitos visuais. Adorei as previsões!

Kau disse...

Sergio, eu realmente acho que Australia vai inevitavelmente acabar levando Fotografia e Direção de Arte. Acho que o único grande concorrente é o filme do Fincher.

Boas previsões! Abraços.

Marcel Gois disse...

Por enquanto minhas mudanças seriam essas:

DIREÇÃO DE ARTE, Defiance por The Reader.

FIGURINO, The Reader por Changeling

MAQUIAGEM, TDK por Synedoche, NY.

SOM, não mudaria nada

MIXAGEM, Rede de Mentiras por Austrália.

EFEITOS VISUAIS, não mudaria nada.

Nossa, poucas mudanças! Achei que seria mais.

Kamila disse...

Sérgio, posso até estar errada, mas não consigo ver "Defiance" recebendo as indicações que você prevê. E acho que "Rede de Mentiras" será solenemente esquecido pela Academia.

Robson Saldanha disse...

Queria ter esse poder de prever alguma coisa... sou péssimo pra isso!

Violinista do Cinema disse...

adorei suas apostas mas, falta colocar a de trilha e canção hein hehehehehe

bjokas,
vivi

Pedro Henrique disse...

Espero que Queime Depois de Ler corra por fora e consiga indicar pelo menos alguém do elenco e, talvez, tenha sua edição de som reconhecida.

Marcel Gois disse...

Serginho, mesmo sabendo que você vai participar, estou passando pra oficializar o convite para participar do 1º Bolão que o Talking About Movies está promovendo. =D Mais informações sobre como participar e demais regras você encontra no nosso blog, do lado direito da página temos o logo do evento, é só clicar ali e deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários.
Contamos com a sua participação.
Abraço!

Wally disse...

Excelentes previsões, como sempre. Adoraria ver Batman prevalecendo sob a maioria, principalmente maquiagem, fotografia e nas de efeitos sonoros.

Ciao!