quinta-feira, 12 de março de 2009

BDC Awards 2009 - Elenco e Revelação

Melhor Elenco
and the BDC goes to...

Onde os Fracos Não Têm Vez (Josh Brolin, Javier Bardem, Tommy Lee Jones, Woody Harrelson, Kelly MacDonald): em termo de estrelas não chega a ser o melhor elenco, mas tendo em vista o conjunto da obra, ou seja, a união de todo seus atores, em perfeita sincronia e encaixe com a trama, e sobretudo a peculiaridade intíma de cada personagem expressa através de intensas e poderosas atuações de seus protagonistas, principalmente por parte de seu trio principal. Josh Brolin cativa o espectador e passa uma naturalidade incrível, Javier Bardem é soberbo numa performance sombria e amedrontadora, além de um inspirado Tommy Lee Jones. É de seu elenco a grande importância da trama girar de maneira tensa e crua, extremamente realista.

2° Batman - O Cavaleiro das Trevas (Cristhian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Maggie Gylenhall, Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman): a resposta está transcrevida entre os parênteses logo atrás. Um elenco invejável de primeirissíma linha, retirando o máximo de seus protagonistas, além de retratar muito bem personagens secundários, excelentemente explorados pelos seus atores. Ledger sem comentários.



3° Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Marisa Tomei, Albert Finey): forte casting e todos visceralmente poderosos nas suas participações. É exemplar a notória maturidade e naturalidade de cada integrante do filme, principalmente pelo quarteto, com destaque para Philip.


4° O Gângster (Denzel Washington, Russel Crowe, Josh Brolin, Cuba Gooding Jr, Chiwetel Ejiofor, Ruby Dee): Washington e Crowe duelando é fantástico, além de termos participações inspiradas de novamente Brolin e Cuba Gooding Jr, contando também com o em constante ascenção Chiwetel Ejiofor.


5° Na Natureza Selvagem (Emile Hirsch, William Hurt, Marcia Gay Harden, Jena Malone, Catherine Keener, Hal Holbrook, Vince Vaughn): elenco fortissímo, e embora à exceção de Hisch todos os outros sejam secundários, tiramos destes atuações belas, principalmente pelo Hal Holbrook e William Hurt.


Melhor Revelação
and the BDC goes to...

Sam Riley (ator em Control): a maior e mais grata surpresa ao assistirmos o excelente ´´Control`` é seu protagonista, o jovem Sam Riley. De maneira impactante e realista o ator incorpora Ian Curtis de uma forma natural incrível, e que mesmo sendo um personagem com inúmeras e repetidas falhas, consegue captar o espectador através de seu carisma e sua evidente solidão depressiva (refletida no olhar sempre triste do ator), da qual nos faz sentir pena ao invés de incompreensividade. Riley é detalhista e preciso nos seus caracteres, além de transportar para as telas emoção pura, singelismo dramático verdadeiro e degradante. Lembrando até fisicamente o próprio Curtis o ator realiza a proeza de lembrar muito mais interiormente o cantor. Com uma atuação peculiar e surpreendente como esta, Riley tem um grande futuro pela frente.

2° Vincent Paronnaud e Marjani Satrapi (direção em Persépolis): Satrapi conta sua própria história novamente, desta vez num longa de animação, e que ajudada por Vincent é a mais perfeita adaptação dos quadrinhos da obra original. Conduzem o roteiro de forma brilhante, mágica e encantadora.


3° Saoirse Roman (atriz em Desejo e Reparação): a garotinha consegue ser o grande destaque do elenco do longa, onde temos atores como James Macvoy, Keira Knightey, Vanessa Redgrave. Portanto sua presença nessa categoria é indispensável.



4° Sandra Corveloni (atriz em Linha de Passe): vencedora do prêmio de melhor atriz em Cannes e merecidamente. A atriz de teatro começou sua carreira no cinema, embora tarde, com pé direito, com uma atuação simples, mas extremamente emocionante.



5° Dillon Freaser (ator em Sangue Negro): o único elo de humanidade restante do personagem principal é interpretado com suavidade e simplicidade por uma criança que embora possua poucos diálogos, ganha aspectos adultos ao longo da projeção.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não gosto especialmente do elenco de "Onde os Fracos Não Têm Vez", não acho que funcione muito bem em seu conjunto - claro, há um destaque ou outro, mas no geral não vi nada de mais. Dos indicados, preferia "Antes que o Diabo". Gostei muito da seleção para melhor revelação, mesmo não tendo visto "Control". Abs!

Anônimo disse...

MUITO interessante as escolhas de vencedores das duas categorias, apesar de discordar de suas decisões... :-)

Bom final de semana!

Unknown disse...

Control é um filmaço! Filmaço! Daqueles para ter na prateleira.

Abs!

Alyson Santos disse...

Só acrescentaria "Queime depois de Ler" no melhor elenco, no lugar de "Na Natureza selvagem" que mesmo sendo um excelente filme, não vemos todo o seu elenco enfatizado, ao meu ver. No mais, muito interessante suas escolhas.

Abraços!

Robson Saldanha disse...

Eu não consigo lembrar tão bem como você... boas premiações... principalmente em Revelação! Fantástico!

Kau Oliveira disse...

Cara, eu não vejo NADA no elenco de Batman. Óbvio que Heath é extraordinário, mas de resto não destaco ninguém. Acho os elencos de Na Natureza Selvagem e Antes que o Diabo... MUITO superiores.

Abs!

Matheus Pannebecker disse...

Meu prêmio de elenco no blog foi pra "Vicky Cristina Barcelona"!

Ygor Moretti disse...

Quero muito ver o documentario Control aprendi a gostar de Joy Divison e posteriormente New order com a influencia dos irmaõs mais velhos e sou grato por isso hehehehe

Abreço e te mais!!!