segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

BDC Awards - Fotografia, Direção de Arte e Animação

Melhor Fotografia
and the BDC goes to...

Vencedor: Sangue Negro: a fotografia de Sangue Negro não é apenas um aspecto positivo do filme, ela é por muitas vezes o próprio filme. Apresentando-se como um personagem à parte, tem uma função da mais extrema importância; passar o mundo interior de seus personagens, principalmente de seu protagonista, e sobretudo conduzí-los a um ambiente aterrorizante, causando angústia e perplexão visual do espectador. Robert Elswit faz um trabalho cinematográfico magistral e sublime, em poucos longas vimos o mundo de um personagem ser tão fielmente retratado pelas câmeras, que através de uma fotografia escura, sombria e visceral, reflete de maneira perfeita o terror presente na mente e no olhar de ´´Daniel Plainview``, postulado como um sujeito oriundo das trevas. Silenciosa, lenta, e sempre focada em seus atores, além de tenebrosa e seca, posso dizer que Robert Eswit realiza aqui sua obra-prima. Primeiro prêmio de Sangue Negro, líder em indicações.

Demais indicados (por ordem de preferência):

2° O Escafandro e a Borboleta: o trabalho neste assume um papel semelhante ao apontado em Sangue Negro. A câmera muitas vezes a partir da pouca visão de Jean Dominique Bauby passa a certa densidade e angústia precisa para captarmos o drama e a a tragédia em que se encontrava o personagem, fazendo com que nós se sentissimos ligados ou como se fossemos ele mesmo.



3° Batman - O Cavaleiro das Trevas: outro trabalho muito parecido com Sangue Negro, cinematogrificamente falando. Escura e frenética, esta também passa a essência de um mundo das trevas, mas não de um personagem e sim do próprio local, Gotham City.




4° Desejo e Reparação: passando o clima da época de maneira fantástica, sem soar repetitivo, a fotografia de ´´Atonement`` ainda inova em certos aspectos, como no espetacular plano-sequência da praia, onde vê-se um trabalho muito cuidadoso e preciso.




5° Ensaio Sobre a Cegueira: exageros à parte, este é mais uma que passa de maneira safisfatória a essência de algo, e desta vez seria mundo de todos os personagens, muito bem elaborada e exatamente similar à treva branca, que Saramago tão brilhantamente inventou e descreveu.




Melhor Direção de Arte
and the BDC goes to...

Vencedor: Desejo e Reparação: a construção e preparação do cenário foi simplesmente impecável neste longa.Dividindo-se entre mansões luxuosas, campos e jardins floridos e belos, longas estradas, além de ruas, prédios e locações de época da cidade na década de 40, e lógico não podemos esquecer da fantástica visualização da 2° Grande Guerra, com lugares e coisas destruídas, casas aos pedaços e mal cuidadas pelos soldados. Enfim, é um retrato da época perfeito e deslumbrante aos olhos do espectador. Um trabalho muito abrangente e detalhista, um louvor de fidelidade aos filmes de época, como este. Segunda vitória de Atonement.

Demais indicados (por ordem de preferência):

2° Sweeney Todd: realmente é fantástico, deslumbrante. Mas por repetidas ocasiões senti sendo um trabalho mais computadorizado do que criado para um cenário, embora ambos juntos beirem a perfeição.





3° Sangue Negro: mesmo sendo um roteiro de poucas locações, a criação do ambiente é perfeita, utilizando de recursos simples, mas eficazes para filmes com tal. As torres de petróleo são de despertar a curiosidade ambiciosa de quem assiste.




4° O Gânster: ok, os anos 70 não estão tão distante assim, mas não podemos negar, que com este longa realmente nos sentimos dentro dos anos 70 e do Harlem.





5° Ensaio Sobre a Cegueira: mais uma vez o mundo à beira do colapso descrito por Saramago é com primor demonstrado aqui. Cidades reais (como SP) e suas ruas desertas, entupidas de lixos, carros no meio da rua, casas e estabelecimentos destruídos e vazios.



Melhor Animação
and the BDC goes to...

Vencedor: Persépolis: esta não é propriamente dita uma animação para crianças e família. o longa apenas é uma animação por ser uma adaptação fiel aos quadrinhos escrito por Marjani Satrapi, que falam sobre sua vida. Aliás que história de vida hein, os ocorridos que transcendem no personagem principal e a sua concepção de tudo é simplesmente brilhante, encantador e emocionante. Mantendo-se fiel aos quadrinhos (até no seu aspecto visual) Persépolis se destaca pelas suas qualidades dramáticas, abordando uma temática polêmica e intrigante, e que aos olhos da nossa normal e incomum heroína Marjani (um herói simples e comum, diferente de outros longas do gênero) se torna uma fábula. Sendo uma animação adulta, Persépolis emociona e encanta pela sua beleza e a forma poética e suave de passar acontecimentos tão trágicos. Muito perto de uma obra-prima.

2° Wall-e: com dó no coração não votei em Wall-e, um filme para a família, mas que não deixa de mandar sua mensagem e crítica ao nosso mundo, um mundo de consumismo que só tende a piorar. Meigo e lindo, a animação da Pixar emociona a qualquer um que assista, sem exceção. Mas se é para escolher o melhor, por favor, desculpas Wall-e.



3° Horton e o Mundo dos Quem: tirando os dois acima tivemos poucos bons longas de animação no ano, e este foi um deles, que além de abordar nas entrelinhas um tema importante, é muito simpático.





Nota: O prazo de entrega dos votos ao Prêmio do Júri foi prolongado e termina no dia 28/01/09. Enviar a lista para serginhocsp@hotmail.com. Listar 5 filmes nas categorias Filme, Filme Estrangeiro e Filme Nacional e apenas 3 em Animação (votos dirigem-se apenas a estas categorias). Todos em ordem de preferência. Envie sua própria seleção do ano, independende dos meus indicados. Esse lembrete será notificado em cada postagem referente à premiação.

9 comentários:

Anônimo disse...

A fotografia de "Sangue Negro" é excepcional mesmo, escolha perfeita (e a lista de indicados está impecável também). "Atonement" encanta por sua reconstituição de época e também acho merecido o prêmio de direção de arte. Animação foi "WALL-E" na minha opinião, mas a escolha ficou em boas mãos. Abs!

- cleber . disse...

Como já havia dito, "Desejo e Reparação" merece todos os prêmios tecnicos filme lindissimo !
acho a fotografia de Desejo, melhor que a de Sangue Negro .

Yuri Dias disse...

Gostei dos seus escolhidos. Trocaria animação pra Wall-E, fotografia de Sangue Negro é lindíssima, assim como a direção de arte de Atonement.

Abraços.

Sergio Deda disse...

Vinicius... meu coração ficou dividido, mas no fundo saberia q iria votar em Persepolis.

Cleber... a fotografia de Atonement é ótima, mas acho o trabalho de Robert Elswit em Sangue Negro uma obra-prima.

Yuri... como eu disse... Wall-e merecia ganhar tb, mas entre um e outro fui pelo que mais me marcou.

Pedro Henrique Gomes disse...

Onde os Fracos... seria o meu escolhido, mas ficou em boas mãos a fotogragia e direção de arte. Animação é fácil!!!

Kau Oliveira disse...

Acho a fotografia de TWBB fantástica, mas meu vencedor seria o filme de Schnabel. Não vejo muito diferencial na fotografia de Blindness; só acho correta.

TWBB, pra mim, tinha a melhor direção de arte do ano disparado! E minha segunda opção, aí sim, é Blindness.

Abraços!

Anônimo disse...

Olá Vinícius, é a primeira vez que passo aqui no blog, e gostei muito!!!!!!
Parabens pela dedicação.
bjos

Renata

Anônimo disse...

Todos meus vencedores diferem aqui, mas nossos indicados em si estão praticamente idênticos. Muito boas as suas lembranças!

Ciao!

Sergio Deda disse...

Pedro... fiquei triste tb por excluir Onde os fracos da minha lista, mas enfim...

Kau... acho ambas as fotografia fantásticas, mas tinha que escolher uma, e escolhi a que mais me identifiquei, pois acho q a fotografia de TWBB determina um estilo moderno, mas ao mesmo tempo clássico, de filmagem.

Anonimo... kkkkkk aqui eh o blog de sergio deda hauahauhauaha e sim ... o blog de vinicius eh ótimo realmente, acesse aqui www.blogdovinicius.wordpress.com kkkkkkkk

Wally... valeuu