quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

BDC Awards - Edição e Efeitos Visuais

Melhor Edição ou Montagem
and the BDC goes to...

Vencedor: Batman - O Cavaleiro das Trevas: segunda vitória de TDK, e mais uma vez super merecida. A montagem de Batman mostra um novo panorama no ramo, aquele mesmo visto e feito com proeza na fantástica edição de O Ultimato Bourne. Sendo genuinamente um filme de ação e aventura, o longa conta com um enquadramento perfeito e uma montagem rápida, frenética e abrangente, mas quando necessário calma e densa. De uma qualidade incrível nada escapa da nossa percepção sobre todos os ocorridos e tudo se torna muito claro, servindo de extremo apoio para o bom entendimento do filme, além de conservar um ritmo alucinante, mas nunca perdendo o foco de seus personagens. Crétidos para as ótimas sequências onde prevêm os atentados do Coringa, demonstrado de maneira brilhante e precisa os antecedentes que levaram ao pressuposto.

Demais indicados (por ordem de preferência):


2° Sangue Negro: a ambição dita o ritmo de There Will Be Blood e sua montagem é essencial neste quesito. Dotando com um jogo de cenas bem estilista, entre close-ups, planos americano e belos e bem executados planos médio, a edição da obra é acima de tudo calma, quase silenciosa nesse sentido, passando um tom épico impressionante.



3° Onde os Fracos Não Têm Vez: assim como Sangue Negro o jogo de cenas entre planos aqui é idem perfeito, mas neste adotando um tom mais violento e rápido, lembrando muito bem os grandes faroestes de Hollywood e unindo-os a um suspense angustiante.




4° Na Natureza Selvagem: misturando presente, passado e futuro o longa poderia cair em confusão, não fosse o trabalho brilhante e cuidadoso de sua montagem, que ajudou a manter o filme em perfeito entendimento com o espectador.





5° Gomorra: são tantos personagens e histórias diferentes que seria quase impossível não se confundir por ao menos um minutinho, e a montagem da obra além de reduzir a quase nada esta possibilidade, ainda procura demonstrar que as histórias não estão prestes a se cruzarem nem tomarem o mesmo rumo, apenas fazem parte daquilo.



Melhores Efeitos Visuais
and the BDC goes to...

Vencedor: Homem de Ferro: Ótimo filme, ótima trama e excelentes atuações combinando com efeitos fantásticos, essa união está está ficando cada vez mais difícil de se ver, e embora os efeitos do longa sejam perfeitos e extremamente realista, eles não são o prósito de ser da obra, mesmo ganhando aspectos essenciais e cruciais para tal. O Homem de Ferro voando e e fugindo dos caças é sem dúvidas uma cena muito bem feita, muito bom.

Demais indicados (por ordem de preferência):

2° Speed Racer: Aqui os esfeitos são parte da razão de ser do filme e ganham a mesma importância de sua trama, que como sua qualidade visual também é ótima.





3° Cloverfiled: monstro: A cabeça da estátua da liberdade voando pelos ares e caindo diante dos nossos olhos. Nossa, muito bem feito além de ser um bom filme também. Algo raro aliás ter fortes concorrentes em efeitos visuais e todos bons filmes.




Nota: O prazo de entrega dos votos ao Prêmio do Júri foi prolongado e termina no dia 28/01/09. Enviar a lista para serginhocsp@hotmail.com. Listar 5 filmes nas categorias Filme, Filme Estrangeiro e Filme Nacional e apenas 3 em Animação (votos dirigem-se apenas a estas categorias). Todos em ordem de preferência. Envie sua própria seleção do ano, independende dos meus indicados. Esse lembrete será notificado em cada postagem referente à premiação.

OBS: Gomorra está fora do Oscar. Estou um pouco (MUITO) furioso, adiantou algo esta nova regra?

10 comentários:

Cine&Club2* disse...

Gomorra excluido do OSCAR, sinto muito Sergio . Caraca sua premiação está durando hein !

Kau Oliveira disse...

Nem me fale da exclusão de Gomorra.....

Bom, realmente acho o som de Batman incrível. Só aquele caminhão tombando valia o prêmio. Mas Na Natureza Selvagem não fica atrás.

Abraços!

Anônimo disse...

Veremos se a nova regra irá adiantar para filmes como "Valsa com Bashir" e "The Class", espero que ao menos esses estejam entre os cinco indicados.

Preferida "Batman" em efeitos visuais, apesar de pouca gente gostar dessa parte no filme (para mim muito eficiente, ainda mais se contarmos pela regra da Academia que também considera os efeitos especiais nessa categoria). A montagem do filme também é muito boa!

Anônimo disse...

Mais algumas ótimas seleções. Eu ainda lembraria das edições primordiais e belíssimas para a narração da história de Desejo e Reparação e O Escafandro e a Borboleta, ou mesmo a impecável de Chumbo Grosso.

Em Efeitos acho que prefiro Speed Racer.

Ciao!

Sergio Deda disse...

Cleber... vai durar pu pouco sim... hehhee

Kau... sei q vc está meio abalado tb hehehe

Vinícius... os efeitos de TDK são ótimos, mas é um filme muito mais independente dos seus efeitos do que estes.

Wally... as edições de Desejo e Reparação e O escafandro e a borboleta foram outros q quase entraram na lista.

Marcel Gois disse...

Melhor montagem eu ficaria com um quem nem entrou no seu top 5: Antes que o diabo saiba que você está morto! fiquei fã daquela montagem, ágil, tem mts "vai e vem" e msm assim nao se perde em hora nenhuma, mt eficiente.

Efeito eu n vi Cloverfiled nem Homem de Ferro. Ficaria com TDK.

Pedro Henrique Gomes disse...

A melhor montagem é de Onde Os Fracos Não Têm Vez. O resto eu concordo. Aliás, está muito bom.

gustavo disse...

acho a montagem de "Cloverfield" excepcional !

Sergio Deda disse...

Marcel... a montagem de antes que o diabo... tb é espetacular e por pouco não foi lembrada...

Pedro... sem dúvidas eh uma das melhores.

Gustavo... outra boa montagem, mas na minha opinião inferior às demais.

Anônimo disse...

http://www.markbattypublisher.com/jsp/buytramadol/#buy ultram rx online - buy ultram online cheap