quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Desconhecida


Título original: La Sconosciuta
Ano de lançamento (Itália/ França): 2006
Direção: Giuseppe Tornatore

Depois de uma leve ausência, estou de volta. É a velha praga de computadores que fizeram contra minha pessoa rsrs.

Sou imenso fã do diretor italiano Giuseppe Tornatore. Considero sua obra-prima ´´Cinema Paradiso`` como um dos meus favoritos. Sua grande capacidade em transbordar para as telas a beleza humana da vida e os pequenos valores sentimentais, abordados por um intenso drama familiar, são integrantes de suas características como vê-se em além de ´´Cinema Paradiso``, nos ótimos ´´Estamos Todos Bem`` e ´´Malena``. Todos filmes muito humanos e sensíveis que encantam o espectador. Há muito tempo anseio por assistir ´´A Desconhecida``, não digo que fiquei decepcionado durante as quase duas horas de projeção. Mas esperava mais de um Tornatore. E se o longa não adequa-se a um drama sentimental, muito menos funciona como suspense, mas chega a prender e despertar a curiosidade do consumidor acerca de uma história triste e chocante, que precisava ser contada.

Irena (Kseniya Rappoport) é uma ucraniana que se estabeleceu numa cidade italiana e começa a trabalhar num prédio vizinho ao seu, onde logo se torna babá e empregada de um casal e sua filha. Com rápidos e frenéticos flashbacks o passado de Irena começa a desenrola-se à medida que busca uma ligação com suas atitudes do presente, já que ela passa misteriosamente a investigar a vida desta família, onde tudo leva a crer, possui uma ligação com seu passado sombrio. Irena fazia parte de uma rede de prostituição onde era cruelmente destratada e humilhada pelo chefe. Numa intensa busca mistérios vão sendo revelados enquanto seguem-se os dias e aumenta a confiança da família na nova empregada.

É um filme muito frenético e complicado de ser feito. O roteiro possui muitas dúvidas e mistérios, dos quais quase todos são apresentados apenas nos minutos finais, sofrendo de pouco tempo para muita informação. Além disso, mesmo que com uma perseverante trajetória unida a uma intensa trilha sonora, o filme não consegue empolgar e passar o suspense almejado e necessário para a trama, o lado dramático instiga muito mais quem o assiste, concluindo-se que seria extremamente perfeito para este longa uma boa conciliação entre os dois termos.

Tornatore aborda uma narrativa não-linear e claramente preocupada na tentativa de chocar tanto no clima misterioso como nas – bem sucedidas – chocantes cenas que retratam o submundo degradante da prostituição. Mas ele acerta principalmente quando em conjunto com o roteiro e atores, deixa-nos a dúvida quase até o fim do que Irena realmente queria e qual era sua ligação com a família; vingança, acerto de contas, verdades e mentiras, enfim, contando com um final admita-se surpreendente na questão dramática, embora displicente com relação ao tom passado no resto da película. Não é um grande filme, eu esperava mais. Algo de grandioso são as ótimas atuações, principalmente da protagonista Kseniya Rappoport.

Cotação: 7.0

15 comentários:

Red Dust disse...

Como fã absoluto do italiano Tornatore, espero ver o filme logo que seja lançado em DVD, já que não tive oportunidade de o ver nas salas de cinema. Estou com alguma expectativa.

Abraço.

Anônimo disse...

Tenho uma opinião bastante parecida, também esperava mais. Até certo ponto é um ótimo filme, mas se perde um pouco na última parte e chega a um desfecho fraco. Vale mais pela excelente trilha...

Anônimo disse...

Gosto muito do Tornatore. Devo meu amor pelo cinema ao filme "Cinema Paradiso" e isto já é suficiente para eu querer assistir "A Desconhecida", mesmo você dizendo que o filme não atinge o suspense necessário.

Pedro Henrique Gomes disse...

Devo muito ao Tornatore. Conheço pouco sua filmografia, e esse é mais um filme dele que tenho que ver.

Abraço!!!

Robson Saldanha disse...

Sou um péssimo cinéfilo no quesito cinema italiano e afins. Sou muito comercial, isso é ruim...

Cecilia Barroso disse...

Eu adoro Tornatore e, apesar de não achar o filme a maravilha que sempre espero dele, gostei bastante. Acho que a história é crua e foi contada assim. Além disso, achei que muito do filme foi uma homenagem às antigas produções de suspense.
Beijocas

Sergio Deda disse...

Red... não sei se chegou ainda em dvd mesmo....

Vinicius... o desfecho na questão dramática eh até interessante, mas devido ao que fora apresentado antes no filme inteiro.. deixa muito a desejar realmente....

Kamila... tb sou fã incondicional de Cinema Paradiso.. um dos meus melhores filmes...

Pedro... assista a mais filmes dele.. ele eh ótimo...

Robson... o cinema italiano após o americano eh o melhor de todos pra mim..

Cecilia... pode ateh ser uma homenagem... mas o filme me decepcionou como suspense..

Anônimo disse...

i'm also into those things. care to give some advice?

Anônimo disse...

Gostei bastante desse filme, apesar de algumas ressalvas, como o desfecho ralo. Mas adorei toda a atmosfera habilidosamente construída, as atuações, a intensidade de tudo e, claor, a trilha sonora maravilhosa.

Nota 8.0

Ciao!

Unknown disse...

Trocadilho infame, mas desconhecia o título... rs... Porém, tratando-se do diretor, deve ser bem bacana!

Abs!

Marcel Gois disse...

Adorei Cinema Paradiso, e mesmo sabendo que esse não supera as expectativas, eu ainda estou muito curioso pra ver. Acho que sempre vale a pena xD Vou tentar assistir o mais rapido possível.
flws

Sergio Deda disse...

Wally.. a trilha eh ótima mesmo

Dudu... não eh o melhor de Tornatore, mas eh um bom filme..

Marcel.. assista mesmo..

Ramon disse...

Concordo absolutamente com sua conclusão: "Não é um grande filme, eu esperava mais!".
Mas justifico, isso considerando ser uma obra de Tornatore.

Sérgio, eu assisti recentemente A Lenda do Pianista do Mar. Que obra maravilhosa! Pra quem gosta de Cinema Paradiso é um bom similar.
Se você ainda não viu, recomendo.
Abs!

Unknown disse...

vai ser lançado a desconhecida parte 2? .. no ultimo capitulo termina falta parte...

Unknown disse...

vai ser lançado a desconhecida parte 2? .. no ultimo capitulo termina falta parte...