Cotação: * * * * *
1. Os Incompreendidos (François Truffaut, 1959): Certamente o melhor filme que assisti neste mês de julho. Conhecia pouco de Truffaut (havia assistido dele apenas Farenheit 451), mas depois desta obra-prima jovial passei a assistir mais de seus trabalhos. No longa Antoine Doniel é um garoto frustrado, negligenciado e destratado pelos seus pais, e que após ser humilhado pelo professor que o detestava foge de casa e passa a fazer pequenos furtos junto a um amigo, onde consequentemente acaba indo parar num reformátorio juvenil. Antoine Doniel é na verdade o alter-ego de Trauffaut na sua infância, podemos então conhecer a vida deste garoto triste e infonformado com a situação que vivia através de uma odisséia irônica, trágica, mas natural. Uma verdadeira obra-prima e um dos melhores do fantástico cinema francês e deste célebre diretor o qual venho admirando desde então.
2. Serpico (Sidney Lumet, 1973): Com um post anterior sobre o filme disse tudo ou talvez não o que achará da obra. Pacino numa das suas melhores atuações, conduzido por um Lumet consciente e detalhista, dando ao filme uma intensiva precisão do objetivo real, mas praticamente impossível do verídico policial Frank Serpico.
3. Batman - O Cavaleiro das Trevas (Cristopher Nolan, 2008): Um dos maiores públicos dos últimos tempos e o filme mais aclamado do momento. ´´The Dark Knight`` é a confirmação de um novo, mais maduro e realista Batman, do qual Nolan consegue passar tudo que um filme de herói precisa e muito mais. Ledger faz muita gente lembrar como postei anteriormente da morte precoce de James Dean, na mesma proporção trágica da sua, devido a sua impecável e exaustiva atuação como o Coringa. Hoje considero o melhor filme do homem-morcego, à frente inclusive de seu antecessor; o ótimo Batman Begins.
4. Vidas Amargas (Elia Kazan, 1955)
5. A Época da Inocência (Martin Scorsese, 1993)
6. Wall-E (Andrew Stanton, 2008)
Cotação: * * * *
8. Lars And The Real Girl (Craig Gilespie, 2007): Com um dos roteiros mais versáteis e elaborados do ano, o filme consegue encantar não apenas pela situação de seus personagens, mas pela naturalidade com que ela é encarada e aceita, já que no longa um jovem solitário com problemas de desilusão compra uma boneca inflável na internet e a imagina como sendo uma pessoa real, tratada por ele como sua namorada. Aconselhados por uma psicóloga, o irmão e a cunhada do rapaz ao lado de todos da cidade fingem acreditar na história de Lars e passam a trata-lá assim como tal o faz; como uma pessoa real. O roteiro, junto com a direção e as atuações são tão convincentes que às vezes nós mesmos chegamos a acreditar. Ryan Gosling prova seu enorme talento com mais uma exemplar atuação.
9. Porky`s (Bob Clark, 1981): Certo sábado passou este filme de madrugada na Globo e depois de tanto tempo (nem sei realmente se havia assistido) pude novamente conferir esta comédia teen que se tornou um clássico entre os jovens. A genuína comédia adolescente, tomando como base uma história extremamente simples e que unida às ´´clássicas`` confusões aprontadas pelos garotos, acaba por encantar e divertir a todos.
10. A Testemunha (Peter Weir, 1985): Um filme belo tamanha sua qualidade poética. Um pouco monótono, mas que diante de seu roteiro abrangente e a direção calma de Peter Weir, juntando-se a um inspirado Harrison Ford e o garotinho Lucas Hass, torna-se um longa de destaque, além de estudar e exaltar culturas diferentes da nossa.
12. Estômago (Marcos Jorge, 2007)
13. Infância Roubada (Gavin Hood, 2005)
14. Longe Dela (Sarah Polley, 2007)
15. O Orfanato (Juan Antonio Bayona, 2007)
16. Dias de Glória (Rachid Bouchareb, 2006)
17. O Sobrevivente (Werner Herzog, 2006)
18. Cloverfield - Monstro (Matt Reeves. 2008)
Cotação: * * *
19. P.S Eu Te Amo (Richard LaGravanese, 2007): Uma história que poderia ser emocionante, tocante, mas que diante de um péssimo roteiro, péssima direção e péssimas atuações não chega a lugar algum, a não ser irritar pelo desperdicio de um livro que ainda espero ler. Tentativas de arrancar risos com piadas extremamente de mal gosto e sem graça alguma. Não sei porquê estou cotando com três estrelas, talvez pelo livro em que é baseado.
20. Sem Controle (Cris D´Amato, 2007)
21. 1408 (Mikael Hafstrom, 2007)
Cotação: * *
22. Southland Tales (Richard Kelly, 2007)
23. As Loucuras de Dick e Jane (Dean Parisot, 2005)
Cotação: *
24. A Hora da Virada (Steve Carr, 2005)
25. Golpe Baixo (Peter Segal, 2005)
OBS: Na primeira semana eu assisti mais alguns outros poucos filmes, mas por não ter anotado acabei me esquecendo completamente quais foram.
### Lembrei de mais alguns e acrescentei na lista no dia 2 de agosto de 2008.
OBS: Na primeira semana eu assisti mais alguns outros poucos filmes, mas por não ter anotado acabei me esquecendo completamente quais foram.
### Lembrei de mais alguns e acrescentei na lista no dia 2 de agosto de 2008.
20 comentários:
De sua lista desse mês, já vi:
Batman - O Cavaleiro das Trevas *****
A Época da Inocência ***
WALL-E *****
Speed Racer ****
A Testemunha *****
Não Estou Lá ****
Longe Dela ***
O Orfanato ***
Cloverfield - Monstro ***
Sem Controle **
1408 ***
Southland Tales **
As Loucuras de Dick e Jane ***
Até mais!
Bons filmes, mas dos que eu assisti:
Batman - O Cavaleiro das Trevas ****
WALL-E ****
Speed Racer ***
O Orfanato ****
PS Eu Te Amo - ****
Cloverfield - Monstro ***
1408 **
As Loucuras de Dick e Jane **
Abraço
Mateus
Obs: será que posso te linkar? ;]
Grande lista. Meu favorito é A Época da Inocência. Gosto muito de A Testemunha e fiquei curioso por Os Incompreendidos.
Abraço!!!
Vinicius... parece que todos adoraram Batman realmente..
Mateus... pode sim.. fique a vontade..
Pedro.. Os Incompreendidos eh um filmaço... inclusive hoje vou assistir outro filme do Truffaut.. A Noite Americana..
Dos filmes que você assistiu, meu favorito - disparado - é "Vidas Amargas". Gosto muito do Elia Kazan, como diretor, e acho que este trabalho dele é um dos melhores que ele fez - e, olha, que é difícil escolher o melhor na filmografia desse diretor.
Dos que eu vi:
3. Batman - O Cavaleiro das Trevas ****
6. Wall-E *****
8. Lars And The Real Girl ****
11. Não Estou Lá ****
12. Estômago ****
14. Longe Dela ****
E estou esperando "Speed racer" e "O Orfanato", você ainda tá com ele aí também?
Assisti "PS Eu te amo" agora pouco na ksa de um amigo de Bruno. Realmente, bem aquém do que esperava, eu daria *** também. pela história que é interessante embora muito mal desenvolvida pelo roteiro, pela trilha sonora e pelas atuações, que eu acredito ter gostado mais do que você gostou. =)
Sem dúvida Wall-E e O Cavaleiro das Trevas foram demais para o coração de qualquer cinéfilo, fazendo desta temporada de férias um diferencial se compararmos com o feijão com arroz de sempre. Também curti muito Speed Racer. E mais: Acho que foi um dos filmes mais incompreendidos por público e crítica do ano.
Vi esses aqui:
Batman - O Cavaleiro das Trevas *****
Wall-E *****
Speed Racer ***
Não Estou Lá ****
Longe Dela ****
O Orfanato ****
Dias de Glória ****
O Sobrevivente ****
Cloverfield - Monstro ****
P.S Eu Te Amo ***
1408 ****
Southland Tales ****
As Loucuras de Dick e Jane ***
A Hora da Virada **
Golpe Baixo **
Ciao!
Batman: O Cavaleiro das Trevas - 10.0
Não Estou Lá - 8.5
O Orfanato - 8.0
Cloverfield: Monstro - 7.5
1408 - 6.0
As Loucuras de Dick e Jane - 7.0
Golpe Baixo - 6.5
O Sobrevivente - 8.0
A época da Inocência - 8.0
Gostei muito da lista. meus preferidos são Os Incompreendidos e Vidas Amargas (se bem que do Kazan sou suspeito pra falar, porque acho ele genial sempre!). Não seria se daria 3 estrelas pro P.S. eu te amo, não. Achei fraquinho!!!! No mais, minhas cotações ficariam iguais.
Mídia e cultura:
http://robertoqueiroz.wordpress.com
Porky's é sensacional. Tenho todos em casa. É o melhor filme sobre adolescentes idiotas já produzido, na minh aopinião. Tem bastante novidade na sua lista que eu não vi. Por exemplo, o Batman, que provavelmente não vou ver, dada a minh aimplicância com super-heróis.. hahahaha!
Abs!
Batman numa lista com Os Incompreendidos é de se incompreender mesmo. E olha q nem vi o morcegão ainda.
Batman -[*****]
Wall-E [*****]
Speed Racer [****]
Não estou Lá [****]
O Orfanato [****]
Ps.: Eu Te Amo [***]
Abraço!
Poxa, valeu a dica de "Os Incompreendidos". Assim como vc, tb só vi Fahrenheit 451, do Truffaut.
"Lars and the Real Girl" já foi lançado em DVD por aqui?A premissa é muito inteligente, e estou doido pra ver esse filme.
Tô querendo ver Lars And The Real Girl, mas nem sinal do filme por aqui.
PS: Já te linkei.
Abraço
Mateus
Nossa, inveja de vc q viu tanto filme... rsrsrs dai acho q so vi Na Natureza Selvagem e Wall-e. Ambos otimos por sinal
Kamila... o melhor filme de Elia Kazan para mim eh Sindicato de Ladrões... um dos melhores filmes que assisti na minah vida..
Marcel... eh bem ruinzinho mesmo..
Wanderley... concordo quanto a Speed Racer...
Dudu... pq essa implicância ? pq foge demais ao realismo... este novo Batman tenta ser o mais realista possível, mesmo sendo um Batman...
Cassiano... o filme eh excelente
Rogerio... assista esses dois filmes, principalmente Os Incompreendidos
O que eu quero mais ver é o Batman, apesar de nunca ter gostad dos filmes desse personagem tenho a certeza que vou gostar deste. O filme so recebe elogios. Abraço ;)
Postar um comentário