Título original: La Sconosciuta
Ano de lançamento (Itália/ França): 2006
Direção: Giuseppe Tornatore
Depois de uma leve ausência, estou de volta. É a velha praga de computadores que fizeram contra minha pessoa rsrs.
Sou imenso fã do diretor italiano Giuseppe Tornatore. Considero sua obra-prima ´´Cinema Paradiso`` como um dos meus favoritos. Sua grande capacidade em transbordar para as telas a beleza humana da vida e os pequenos valores sentimentais, abordados por um intenso drama familiar, são integrantes de suas características como vê-se em além de ´´Cinema Paradiso``, nos ótimos ´´Estamos Todos Bem`` e ´´Malena``. Todos filmes muito humanos e sensíveis que encantam o espectador. Há muito tempo anseio por assistir ´´A Desconhecida``, não digo que fiquei decepcionado durante as quase duas horas de projeção. Mas esperava mais de um Tornatore. E se o longa não adequa-se a um drama sentimental, muito menos funciona como suspense, mas chega a prender e despertar a curiosidade do consumidor acerca de uma história triste e chocante, que precisava ser contada.
Irena (Kseniya Rappoport) é uma ucraniana que se estabeleceu numa cidade italiana e começa a trabalhar num prédio vizinho ao seu, onde logo se torna babá e empregada de um casal e sua filha. Com rápidos e frenéticos flashbacks o passado de Irena começa a desenrola-se à medida que busca uma ligação com suas atitudes do presente, já que ela passa misteriosamente a investigar a vida desta família, onde tudo leva a crer, possui uma ligação com seu passado sombrio. Irena fazia parte de uma rede de prostituição onde era cruelmente destratada e humilhada pelo chefe. Numa intensa busca mistérios vão sendo revelados enquanto seguem-se os dias e aumenta a confiança da família na nova empregada.
É um filme muito frenético e complicado de ser feito. O roteiro possui muitas dúvidas e mistérios, dos quais quase todos são apresentados apenas nos minutos finais, sofrendo de pouco tempo para muita informação. Além disso, mesmo que com uma perseverante trajetória unida a uma intensa trilha sonora, o filme não consegue empolgar e passar o suspense almejado e necessário para a trama, o lado dramático instiga muito mais quem o assiste, concluindo-se que seria extremamente perfeito para este longa uma boa conciliação entre os dois termos.
Tornatore aborda uma narrativa não-linear e claramente preocupada na tentativa de chocar tanto no clima misterioso como nas – bem sucedidas – chocantes cenas que retratam o submundo degradante da prostituição. Mas ele acerta principalmente quando em conjunto com o roteiro e atores, deixa-nos a dúvida quase até o fim do que Irena realmente queria e qual era sua ligação com a família; vingança, acerto de contas, verdades e mentiras, enfim, contando com um final admita-se surpreendente na questão dramática, embora displicente com relação ao tom passado no resto da película. Não é um grande filme, eu esperava mais. Algo de grandioso são as ótimas atuações, principalmente da protagonista Kseniya Rappoport.
Cotação: 7.0
15 comentários:
Como fã absoluto do italiano Tornatore, espero ver o filme logo que seja lançado em DVD, já que não tive oportunidade de o ver nas salas de cinema. Estou com alguma expectativa.
Abraço.
Tenho uma opinião bastante parecida, também esperava mais. Até certo ponto é um ótimo filme, mas se perde um pouco na última parte e chega a um desfecho fraco. Vale mais pela excelente trilha...
Gosto muito do Tornatore. Devo meu amor pelo cinema ao filme "Cinema Paradiso" e isto já é suficiente para eu querer assistir "A Desconhecida", mesmo você dizendo que o filme não atinge o suspense necessário.
Devo muito ao Tornatore. Conheço pouco sua filmografia, e esse é mais um filme dele que tenho que ver.
Abraço!!!
Sou um péssimo cinéfilo no quesito cinema italiano e afins. Sou muito comercial, isso é ruim...
Eu adoro Tornatore e, apesar de não achar o filme a maravilha que sempre espero dele, gostei bastante. Acho que a história é crua e foi contada assim. Além disso, achei que muito do filme foi uma homenagem às antigas produções de suspense.
Beijocas
Red... não sei se chegou ainda em dvd mesmo....
Vinicius... o desfecho na questão dramática eh até interessante, mas devido ao que fora apresentado antes no filme inteiro.. deixa muito a desejar realmente....
Kamila... tb sou fã incondicional de Cinema Paradiso.. um dos meus melhores filmes...
Pedro... assista a mais filmes dele.. ele eh ótimo...
Robson... o cinema italiano após o americano eh o melhor de todos pra mim..
Cecilia... pode ateh ser uma homenagem... mas o filme me decepcionou como suspense..
i'm also into those things. care to give some advice?
Gostei bastante desse filme, apesar de algumas ressalvas, como o desfecho ralo. Mas adorei toda a atmosfera habilidosamente construída, as atuações, a intensidade de tudo e, claor, a trilha sonora maravilhosa.
Nota 8.0
Ciao!
Trocadilho infame, mas desconhecia o título... rs... Porém, tratando-se do diretor, deve ser bem bacana!
Abs!
Adorei Cinema Paradiso, e mesmo sabendo que esse não supera as expectativas, eu ainda estou muito curioso pra ver. Acho que sempre vale a pena xD Vou tentar assistir o mais rapido possível.
flws
Wally.. a trilha eh ótima mesmo
Dudu... não eh o melhor de Tornatore, mas eh um bom filme..
Marcel.. assista mesmo..
Concordo absolutamente com sua conclusão: "Não é um grande filme, eu esperava mais!".
Mas justifico, isso considerando ser uma obra de Tornatore.
Sérgio, eu assisti recentemente A Lenda do Pianista do Mar. Que obra maravilhosa! Pra quem gosta de Cinema Paradiso é um bom similar.
Se você ainda não viu, recomendo.
Abs!
vai ser lançado a desconhecida parte 2? .. no ultimo capitulo termina falta parte...
vai ser lançado a desconhecida parte 2? .. no ultimo capitulo termina falta parte...
Postar um comentário