Melhor Canção
and the BDC goes to...
´´Hard Sun``, por Eddie Vedder (Na Natureza Selvagem): De todas as músicas indicadas nesta categoria, nenhuma chega a ser tão completa, tocante, e acima de tudo essencial para o longa como esta. Ou seja, é verdadeiramente uma canção original, pois em muito se assimila à trama e narra uma trajetória de aventura e natureza da mesma maneira emocionante, sublime e complexa como a fita se apresenta. Caso sinta saudade do belissimo filme e desperte vontade em assistir novamente, mas não dispõe de tempo o suficiente, nos deleitamos ao escutar a música, e com ela lembramos de vários dos mais importante momentos da obra. Escute aqui.
2° ´´Falling Slowly``, por Marketa Iglová e Glen Hansard (Apenas uma Vez): com dó no coração não voto nesta canção, que simples e singela, emociona de forma natural e impactante o espectador no exato momento em que assistimos ao dueto dos dois personagens. Linda e brilhante no método como esta é apresentada na fita, é aquele tipo de música para deitarmos e entramos em plena sinfonia suave com o que ouvimos. Escute aqui.
3° ´´Guaranteed``, por Eddie Vedder (Na Natureza Selvagem): assim com a primeira, esta narra e justifica o mundo do personagem da obra, porém de forma mais metódica, monótona e rebelde em suas belas líricas. Mais outro deleite para os nossos ouvidos pelo ótimo Eddie Vedder. Escute aqui.
4° ´´Another Way to Die``, por Jack White e Alicia Keys (007 - Quantum of Solace): ok, o filme não é lá muito bom, pouca coisa se salva e uma delas é a clássica abertura dos créditos da franquia, sempre contando com uma música de fundo. Aliás, é este sim o melhor momento do longa. Bem ao estilo da franquia, é ótima para quem curte esse tipo de música. Escute aqui.
5° ´´Down to Earth``, por Peter Gabriel (Wall-E): nem é lá uma grande música, mas por ser de perfeito encaixe e união com o contexto e sentido da trama, merece inúmeros aplausos, é bem divertida. Escute aqui.
Melhor Coletânea
and the BDC goes to...
Rolling Stones: Shine a Light: a questão aqui não é Scorsese, por mais que isto pese e alguns possam pensar neste como sendo o único motivo. Claro, Scorsese é meu ídolo, mas levei em consideração o quesito das melhores músicas das melhores bandas, e para mim não há banda melhor que os velhos Stones. Logicamente portanto esta é uma categoria pessoal e extremamente particular, cada um tem seu gosto musical. Vai ser o dvd a ser tocado no meu anivérsario hauahua. Amo quase todas as músicas da banda e o documentário de Scorsese é excelente para quem é fã, como eu.
2° Não Estou Lá: novamente por questão de gosto. Bob Dylan estará sempre no rol de meus favoritos, e este seria um bom cd de presente no meu anivérsario, né verdade? rsrs. Poderíamos assistir o longa de olhos fechados, mesmo assim adoraríamos apenas se tivessemos bons ouvidos.
3° O Gângster: não pelo Jay-Z, muito mais pelos grandes clássicos do rock dos anos 60 e 70, sempre bem vindo nos bons filmes de submundo da máfia. Neste aspecto o longa parece e diria até se espelha bastante nas obras de Scorsese.
4° Control: devo admitir, conhecia pouco sobre Ian Curtis e sua ´´Joy Division``, mas após conferir o filme mudei completamente. Além de adorar a trama, me encantava a todo segundo em que escutava uma música da banda, tanto que hoje tenho 20 ou mais armazenadas no meu playlist. E não são só músicas da ´´Joy Division´` que escutamos, muitos outros sucessos da época estão presentes também.
5° Persépolis: uma grande mistura entre trilhas, músicas da época, tanto francesas como inglesas, americanas e etc, além de de versões reeditadas de famosas composições.
Melhor Trilha Sonora
and the BDC goes to...
Sangue Negro: a trilha de ´´There Will be Blood`` é mais um dos vários elementos do filme do qual faz parte de uma peculiariedade especifíca; retratar de maneira detalhista o mundo obscuro de seu personagem místico Daniel Plainview. Assim como a fotografia do longa, Jonny Greenwood faz um trabalho excepcional na tentativa de descrever a natureza do persona, e por muitas vezes sua própria intimidade, já que esta se revela tão secreta e escondida. Alternando entre faixas aterrorizantes e estrondozas, calmas e suaves, que transcedem mistério e suspense para a obra, e faixas de pura continuidade épica sempre com toques de suspense. O som erudita de Jonny é para o espectador, sensoriarmente, a reflexão mais perfeita e exemplificada de um personagem e a situação em que ele se encontra, à medida que através desta trilha podemos imaginar qual seria seu verdadeiro pensamento naquele exato acontecimento. da trama Terror e ambição juntos nos fazem ficar bastante apreensivos a cada momento empolgante do fundo musical. Uma obra-prima musical.
2° Desejo e Reparação: linda, envolvente, poética e dotada com um certo cunho trágico em suas faixas, este é outro trabalho de perfeito encaixe no material da obra, já que traduz com perfeição o que está acontecendo no longa, talvez a melhor trilha de Dario Marianelli. Um dos aspectos mais bem executados no longa.
3° Batman - O Cavaleiro das Trevas: eletrizante, frenética, perturbadora. Estas são algumas das principais características usadas por James Newton Howard e Hans Zimmer em TDK, e é inclusive através destas que eles além de conseguir empolgar e cativar o espectador, passam com proeza o clima de Gotham City e suas aventuras.
4° Senhores do Crime: sou fã absoluto do Howard Shore, admiro sua extrema facilidade em colocar poesia e toques suaves que se encaixam tão bem nas mais diversas películas. Aqui não deixa de ser diferente. Shore atribui uma veracidade monótona, poética e fria num filme de máfia, inteligente ao perceber que esta fora realmente a maneira como filme fora conduzido.
5° Linha de Passe: não gosto da trilha de ´´Babel``, adoro a de ´´Brokeback Mountain``, e estava receioso ao assistir o filme com relação ao trabalho de Gustavo Santaolla, mas fiquei impressionado, pois era um trabalho muito parecido com a fantástica composição que ele fizera para ´´Amores Brutos``.
Melhor Faixa Musical
and the BDC goes to...
´´With my Own Eyes``, por Dario Marianelli (Desejo e Reparação): talvez por esta esplêndida e diria até sublime faixa da trilha original de Dario, o momento mais empolgante, emocionalmente e impactante visualmente seja a sequência do discurso da menina e logo depois quando o personagem de James Mcavoy retorna com as crianças, enquanto todos o esperam para prendê-lo. Esta faixa traduz a tragédia que uma atitude estúpida tomada por uma menina imatura viria a causar nos envolvidos, sendo revoltante quando percebemos que nada poderíamos fazer. Perfeição pura. ´´Yes, I saw him, with my own eyes, I saw him with my own eyes``. Escute aqui.
2° ´´Prospectors Arrive``, por Jonny Greenwood (Sangue Negro): cada faixa de ´´Sangue Negro`` é extremamente cuidadosa, detalhista e específica naquilo que quer passar. Essa nos demonstra a impressão de um futuro muito próximo, na medida que enquanto alguns sobem e prosperam outros afundam e continuam afundando sem parar, mas não tem volta, pois a escolha já fora feita. Encontramos diversos elementos da trilha original nesta faixa. Uma composição riquissíma e fantástica. Escute aqui.
3° ´´Oil``, por Jonny Greenwood (Sangue Negro): encaro esta faixa da obra como uma sequência, uma continuidade da anterior. Se aquela alertava sobre um futuro próximo, esta avisa que ele chegou, e mudanças drásticas ocorrerão. Mantém todas as características da trilha original. Escute aqui.
4° ´´Why so Serious``, por Hans Zimmer e James newton Howard (Batman - O Cavaleiro das Trevas): a combinação perfeita entre a gótica e escura Gotham City com o mundo impreensivel e prestes a explodir do Coringa. Empolgante e eletrizante como toda a composição. Escute aqui.
5° ´´La guerre``, por Olivier Bernet (Persépolis): a visão poética e inocente da guerra através dos olhos da personagem e da própria trilha. Não achei a música na internet, desculpas.
Nota: O prazo de entrega dos votos ao Prêmio do Júri foi prolongado e termina no dia 06/03/09 (sexta-feira). Enviar a lista para serginhocsp@hotmail.com. Listar 5 filmes nas categorias Filme, Filme Estrangeiro e Filme Nacional e apenas 3 em Animação (votos dirigem-se apenas a estas categorias). Todos em ordem de preferência. Envie sua própria seleção do ano, independende dos meus indicados. Esse lembrete será notificado em cada postagem referente à premiação.