sábado, 3 de janeiro de 2009

Edukators

Começando o ano com o terrível medo de cometer algum erro gráfico, devido a mudança na ortografia portuguesa, mas tudo bem, pouco importa. Gostaria também de salientar a respeito da premiação mais importante do mundo cinéfilo, o Blog dos Cinéfilos Awards 2009 (BDC Awards) rsrs, perdoem-me a brincadeira, mas esta premiação organizada pelo editor do blog terá anunciada seus indicados nesta quarta-feira, dia 7. Nos vemos lá! Depois do comunicado vamos ao filme.


Título original: Die Fetten Jahre Sind Vorbei
Ano de lançamento (Alemanha): 2004
Direção: Hans Weingartner

O longa alemão ´´Edukators`` não se apresenta como um filme revolucionário e impactante, que faz de sua temática o centro das atenções, desviando-se para um estudo de suas características submetendo seus personagens apenas às discussões políticas das quais se encontram, o que na verdade são os principais requisitos de filmes do gênero. ´´Edukators`` consegue ir mais longe e sobressair-se dos demais, por apresentar uma trama que tem seus personagens em primeiro lugar, as consequências de suas concepções e pensamentos em segundo, abrindo espaço para os dialgólos discursivos sem que estes soem pragmáticos, chatos ou até repetitivos. Torna-se ainda mais interessante quando as mesmas pessoas que estão discutindo aqueles problemas tão globais e estagnados são pessoas simples, que hoje em dia nada podem fazer para mudar a situação e elas mesmos inconformadas parecem saber disso.

Jan (Daniel Burh) e Peter (Stipe Ecerg) são dois jovens idealistas que encontraram uma maneira diferente de expressarem seus conceitos. Eles invadem mansões quando os donos viajam e ao invés de roubarem objetos bagunçam completamente a casa, mudando imóveis e objetos de lugar, deixando uma mensagem para o dono da casa: ´´Vocês têm dinheiro demais... Ass: Os Educadores``. Um dia Peter viaja para Barcelona e pede para Jan ir ajudar sua namorada Jule (Julia Jentsch) na pintura do apartamento do qual ela estava sendo despejada. Jan e Jule acabam ficando intímos e se envolvendo casualmente, e ao Jan contá-la sobre o que ele e Peter faziam eis que a moça sugere um plano. Ir com ele até a mansão de um homem, que Jule acidentalmente havia batido o carro e fora obrigada a pagar inúmeras prestações até hoje, fazendo-a ficar seriamente necessitada e com pouco dinheiro. Os dois topam e fazem o ´´serviço`` na casa do idoso rico.

Após Peter voltar de viagem, Jule liga para Jan e diz desesperada ter esquecido o celular na mansão e que eles deveriam voltar. Mas nesta segunda inesperada visita, logo após acharem o celular, Hardenberg (Burgat Klaubener), o dono da casa, volta de viagem e encontra os dois inquilinos. Sem saberem o que fazer eles deixam Hardenberger inconsciente e pedem ajuda de Peter. Os três jovens decidem então sequestrá-lo e levá-lo a uma cabana distante na floresta, que Jule conhecia. Hardenberger passa então a conversar com os idealistas e discutir sobre os atuais assuntos que envolvem capitalismo, desigualdade, tirania dos ricos, raízes político-históricas e etc, à medida que vai ganhando confiança e afeto dos sequestradores e um triângulo amoroso vai se formando.

Como eu disse o principal mérito do longa está nos seus dialógos, portanto no seu roteiro. Os debates dos assuntos oferecidos pela temática, embora os mesmos que nos acostumamos a ver, não soam repetitivos muito menos clichês, são intrigantes e interessantes, talvez por apresentarem os pontos de vistas de ambos os lados, do burguês rico e do jovem idealista, num confronto de palavras sem fim. Como a maior parte do filme se concentra nesses quatro personagens todos os protagonistas dão um show, oferecendo veracidade aos seus conceitos e ideologias e expressões aos seus sentimentos pessoais e peculiares, em destaque para Burh e Burgat, que conduz a aparente transformação do personagem de maneira brilhante. Hans Weingartner faz uma direção segura e que não procura se sobrepor aos seus atores, inovando bem em alguns aspectos, como a fotografia em certas sequências sendo feitas por celulares, passando a certa impressão de que eles eram apenas jovens e queriam filmar e gaurdar aquele momento para si.

Cotação: 9.0

9 comentários:

Anônimo disse...

Gostei bastante de Edukators, um filme com uma história muito interessante. E também não estou ciente dessas mudanças ortográficas. Nem vou me preocupar agora, quando for atualizar meu blog hehehe
Abraço!

Anônimo disse...

Todos falam muito vem de "Edukators", mas nunca encontrei o filme por aqui. Aguardo sua premiação também, quero saber quais são seus favoritos no ano.

E só mais uma coisa: você recebeu um e-mail que te envie? Se sim, aguardo uma resposta. Abraço!

Red Dust disse...

Também tenho referenciado este 'Edukators', mas nunca tive oportunidade de ver.

Aí no Brasil já implementaram o novo acordo ortográfico ou não tem nada a ver? :)

Abraço.

Kau Oliveira disse...

Sérgio, eu tive que assistir duas vezes Edukators para entrar no clima. Gostei... um filme bem articulado mesmo com uma proposta ousada. O elenco é interessantíssimo e o que me chamou bastante atenção foi a montagem: sempre muito precisa.

Abraços!

Cine&Club2* disse...

Estou sempre passando por este filme, mais nunca consigo ve-lô!

Anônimo disse...

Como temos 5 anos para nos habituar às novas regras, vou extender ao máximo o aprendizado destas, rs. Sobre o filme, realmente o ponto forte são os diálogos e a disputa de idéias, e o desfecho é sensacional. Mas eu acho que a forma que eles utilizam para seu protesto é um pouco infantil demais, rs. Mas é um grande filme, abraços...

Robson Saldanha disse...

Não vi esse filme, ainda cheguei a pegá-lo para levar mas deixe-o! Ainda quero vê-lo. Ei, mas não é só você que tá com medo de errar na ortografia não! Agora somos velhos! ehehe

Sergio Deda disse...

Ibertson... hehhehe nem ligue muito não mesmo... bom que vc tenha assistido e gostado do filme...

Vinícius... jah mandei o e-mail com os dados.. qq coisa me avisa...

Red... assista que não irá se arrepender... jah sim! hauahau

Kau... bem lembrado... a montagem do filme é muito bem feita e organizada...

Cleber... pode assistir sem medo...

O cara da locadora... pode ser infantil, mas ao menos não incluia violência neh, pelo menos ateh o dia do sequestro... hehe

Robson... eh verdade... vamos poder dizer... ´´no meu tempo existia uma coisa chamada trema, que ngm usava mesmo aih acabou sumindo kkkkkk``...

Unknown disse...

Simplesmente adoro esse filme, é um dos meus favoritos da nova safra alemã. Político na dose certa, dramático na dose certa, perfeito! Me identifiquei por demais com o argumento. Saí docinema preenchido!

Tenho até uma camiseta do filme, com os seguintes dizeres, em alemão:

"Cada coração é uma célula revolucionária"

Abs!