sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Filmes assistidos em agosto

Não foi lá um mês muito positivo. Volta às aulas da faculdade e pc mais uma vez quebrado inibiram um pouco a minha coleção de filmes assistidos no mês, além claro das pouquíssimas postagens, devido a este maldito computador. Comprei uma fonte e uma memória nova, espero que agora ele não me deixe na mão rsrs. Nenhum filme espetacular que merecesse a nota máxima, mas ao menos três excelentes películas que merecem bastante destaque. Espetacular mesmo foi o livro que li neste mês; O Aviador e que em breve falarei sobre ele.
O.B.S: Todos foram assistidos pela primeira vez, excluindo-se assim os filmes revistos.

Cotação: * * * * *

1. Embriagado de Amor (Paul Thomas Anderson, 2002): Um longa simplesmente incrível. A direção absolutamente perfeita de P.T.A (idem o roteiro) possibilitaram que uma história simples diante de um personagem intrigante se tornasse fabulosa, unida como disse antes ao detalhismo e perfeccionismo de Paul passado para as telas. Já é fato, Paul Thomas Anderson será ou já é um dos melhores de sua geração.

2. A Vida dos Outros (Florian Henckel Von Donnersmarck, 2006): Filme que com seu Oscar fez-me criar uma certa antipatia sem ter mesmo o visto. Antipatia que virou euforia. Uma bela direção além de um ótimo roteiro e claro excelentes atuações incluindo o espetacular Ulrich Mühe. Não é melhor que ´´Fauno``, mas o longa não tem nada ver com isto.


3. Ônibus 174 (José Padilha, 2002): Um documentário que mostra até a espinha a crueldade e precariedade das mazelas e condições dos menos desafortunados no nosso país. Ao término da película sua mente e corpo estão exaustos, diante de tanta informação e verdade nua e crua que foram mostradas. A verídica violência existente no Brasil.


Cotação * * * *

4. A Culpa é do Fidel! (Julie Gavras, 2006): O melhor filme que conferi numa sala de cinema neste mês. É certo que demora um pouco até engrenar e tomar seu rumo, mas quando o faz fica fantástico, principalmente nas melhores cenas do longa que são as piadas irônicas e infantis entre as crianças.

5. Grace is Gone (James C. Strouse, 2007): Uma ótima surpresa. Um filme simples e leve, que encanta na sua suavidade e dramaticidade além de estudar detalhadamente as peculiariedades dos personagens e tratar de um tema difícil no termo familiar.

6. O Fugitivo (Andrew Davis, 1993): Juro que nunca tinha assistido e como havia ganho o dvd há um certo tempo e estava sem pc resolvi assisti. Eletrizante e empolgante do início ao fim, grande filme para quem gosta do gênero.

7. Perfume - A História de um Assassino (Tom Tykwer, 2006)


8. O Sonho de Cassandra (Woody Allen, 2008)

9. A Desconhecida (Giuseppe Tornatore, 2006)

10. Viagem a Darjeeling (Wes Anderson, 2007)


Cotação: * * *

11. XXY (Lucía Puenzo, 2007): Ótima história e ótimos atores, mas faltou autencidade e vontade de discutir mais abrangentemente o tema tratado. Não chega a ser tão ruim assim, mas decepciona muito por pensar que foi escolhido como o representante argentino para o Oscar.

12. Bella (Alejandro Gomez Monteverde, 2006)

13. Maverick (Richard Donner, 1994)

14. Os Chefões (Abel Ferrara, 1996)



Cotação: * *

15. Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 2008)

16. Jumper (Doug Liman, 2008)


Cotação: *

17. Carga Explosiva 2 (Louis Leterrier, 2005)

10 comentários:

Ramon disse...

Gostei bastante da sua lista. As notas estão bem sensatas. Embora dos três primeiros só assisti Embrigado de Amor. Eu trocaria ele com Sonho de Cassandra.

Abs!

Anônimo disse...

Assisti a poucos filmes em Agosto por causa das Olimpíadas.

Da sua lista, eu vi:

Embriagado de Amor - **
A Vida dos Outros - **** 1/2
Ônibus 174 - *****
O Fugitivo - ****
Perfume - A História de um Assassino - ***
Bella - *****
Falsa Loura - ****
Jumper - * 1/2

Bom final de semana!

Anônimo disse...

Dos filmes de sua lista, já vi:

Embriagado de Amor ****
A Vida dos Outros ****
O Fugitivo ***
Perfume - A História de um Assassino ****
O Sonho de Cassandra ****
A Desconhecida ***
XXY ***
Bella ****
Jumper **

Marcel Gois disse...

Dos que eu já vi:

A Vida dos Outros *****
Ônibus 174 ****
Grace is Gone *****
O Sonho de Cassandra ****
A Desconhecida ****
Viagem a Darjeeling ***
XXY **
Bella ****
Falsa Loura **

Pedro Henrique Gomes disse...

"A Vida dos Outros" é o grande filme dessa lista, que tem vários filmes de qualidade. Abraço!!!

Anônimo disse...

Bons filmes que você viu em Agosto. Vi 18, um a mais que você somente.

Quero ver Ônibus 174, XXY, Os Chefões, O Fugitivo, A desconhecida, A Culpa é de Fidel e O Sonho de Cassandra.

Embriagado de amor é um ótimo filme e A Vida dos outros é excelente. Perfume é um ótimo filme de suspense de um diretor que admiro suas obras. Jumper é bem ruinzinho mesmo.

Robson Saldanha disse...

Fiquei curioso quanto ao filme A Culpa é do Fidel, ele tá no Cine Cult da minha cidade, pena que não poderei conferi-lo, quem sabe em DVD!

Anônimo disse...

Vi apenas esses:

A Vida dos Outros ****(
Ônibus 174 ****
O Fugitivo
Perfume - A História de um Assassino ****
O Sonho de Cassandra ***
A Desconhecida ****
Viagem a Darjeeling ****
Bella ****
Jumper **
Carga Explosiva 2 ***

Ciao!

Unknown disse...

Boa lista! Andou vendo bons filmes! Eu só não gostei tanto de Ônibus 174. Aliás, eu lembro direitinho da tarde em que aquela infeliz história ganhou as redes de TV, ao vivo, como se fosse uma novela. Acho que isso também poderia ter sido mais bem explorado no doc.

Abs!

Sergio Deda disse...

Dudu.. tb lembro como se fosse hoje dakele dia.. e olhe que eu tinha apenas 10 ou 11 anos na época... mas sabia o que estava acontecendo..