terça-feira, 3 de março de 2009

Top 10 - Filmes de 2009

Antes de responder a alguns Memes convidados por parceiros blogueiros, também resolvi criar um, e explicarei o motivo. Mais abaixo está a minha lista com os 10 filmes mais esperados por mim neste ano de 2009. Esta é a minha lista de acordo com meus diretores e atores preferidos, portanto, diferente de algumas listas que possam surgir. E é como intuito dessas novas listas que além de conhecermos a preferência de cada cinéfilo servirá também como um alerta àquele filme que nem sabíamos ou lembravámos, e a partir da indicação do amigo cinéfilo, ficaremos atentos na estréia do longa. Se já tinham a idéia de fazer essa lista antes não se preocupem, não precisam responder o Meme, aliás gosto sempre de salientar que o blogueiro poderá ou não responder, e caso não eu nunca ficarei enraivado kkkk. OBS: São filmes com previsão de estréia do seu país local para o ano de 2009 (filmes que estreiaram oficialmente em 2008 e só chegam aqui apenas em 2009 não constam), sendo alguns já confirmados com suas datas tanto no país de origem como no Brasil, enquanto outros nenhuma das hipóteses, ou seja infelizmente pode acontecer de nem estreiarem neste ano, mas se está previsto...

10° The Spirit, de Frank Miller.

Esse estréia logo logo. Ok, pode vim a ser uma grande bomba, mas uma coisa é fato, sou fã absoluto de ´´SinCity``, portanto mal posso esperar para conferir esta aventura, e embora vá com um pé atrás espero que seja excelente.

The Road, de John Hillcoat

Previsto para estreiar no ano passado e adiado para este ano, a atitude tomada pelos produtores só deixou ainda mais ansiosos os fãs de Viggo e filmes do gênero apocaliptico.

Green Zone, de Paul Greengrass

Paul Greengrass ganhou meu eterno respeito após ´´Vôo United 93`` e principalmente ´´O Ultimato Bourne``. E mais uma vez junto a Matt Damon, numa trama sobre as consequências da ocupação americana no Iraque... vem coisa boa!

O Solista, de Joe Wright

A raiva foi grande quando foi anunciado que não iria estreiar em 2008, mas cá estamos em 2009 e até agora com estréia prevista ainda no primeiro semestre.

The Lovely Bones, de Peter Jackson

Qualquer coisa do Pete merece atenção, sem contar que a premissa da trama é sem dúvidas original e possui uma idéia bem inovadora, exigindo um roteiro bem estruturado e exemplificado na questão dramática.

On the Road, de Waltter Salles

Este talvez seja o mais incerto da lista para este ano. Ainda sem elenco (ao menos pelas últimas atualizações lidas), espero muita qualidade na adaptação literária do clássico beatnik dos anos 60, livro de Jack Kerouac, inspirador de muitos jovens da época, chamado e traduzido por aqui como ´´Pé na Estrada``. Bom, espero que seja distribuído ainda neste ano, como está previsto.


Tetro, de Francis Ford Coppola

Coppola filmando uma história de imigrantes italianos e suas inúmeras dificuldades para conseguirem entrar no ramo artístico, dentro de um bairro violento... estréia no roteiro... autobiográfico talvez?... Só não precisava filmar na Argentina rsrs. Lá sua casa fora roubada (perdendo inclusive o roteiro), as filmagens suspensas pela Associação de Atores... tá vendo! kkk Brincadeira! A fotografia é em p&b, enfim, super ansioso.


Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino

O trailer animou a todos. Ao meu ver surgirá um longa do gênero totalmente diferente do que estamos acostumados, bem ao estilo Tarantino, introduzindo humor negro e violência excessiva e explicíta nas telas. Brad Pitt parece estar num excelente papel novamente. Veremos o que Tarantino nos trará dessa vez.





Public Enemies, de Michael Mann

As fotos promocionais até agora empolgaram e muito. Meu gênero preferido talvez ganhe uma peça excelente no rol dos melhores. Johnny Depp, Cristhian Bale... Resta saber se teremos o ótimo Michael Mann de jóias raras como ´´Fogo contra Fogo`` e ´´O Informante`` ou o irregular Michael Mann de ´´Miami Vice``. Vou de ´´Heat`` e torço muito para que dê certo. Aguardemos o trailer para maiores conclusões.



Shutter Island, de Martin Scorsese

Se o senhor Martin Scorsese resolvesse fazer apenas um curta-metragem num ano, este seria o trabalho mais aguardado por mim durante toda a temporada. Não direi se será um bom filme ou não, afirmarei que sim, com certeza será. Acho impossível que qualquer coisa feita das mãos de Marty seja ruim. Leonardo DiCaprio novamente, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Jackie Earle Harley, Michelle Williams, Patricia Clarckson... a ansiedade por seu novo projeto é enorme. Tão enorme que literalmente pedi de presente à minha namorada no natal o livro de Dennis Lehane (´´Sobre Meninos e Lobos``, ´´Medo da Verdade``) no qual a obra é baseada, aqui no brasil intutilado ´´Paciente 67``, e felizmente tive meu pedido atendido kkkkkk. Tenho ainda duas leituras na frente, e logo depois destas será a vez do livro de Dennis, que pretendo ler, logicamente, antes da estréia do filme do gênio e brilhante Martin Scorsese, que eu sei, será um dos melhores filmes do ano, podem apostar.

Passo o desafio de criar a lista para:

Cléber, do CineClub
Miojo e Nespoli, do O Cara da Locadora
Marcel, do Talking About Movies
Vinícius, do Blog do Vinicius
Kau, do Bit of Everything

10 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, obrigado, esse meme é muito interessante!! Gostei muito de sua lista, afinal muitos dos filmes que aguardo para 2008 estão aqui. Da lista, daria um braço para conferir "The Lovely Bones" e "Bastardos Inglórios", sendo que de outros também espero por "Los Abrazos Rotos" e "Avatar". Abraço!

Anônimo disse...

Acho que teu número 1 é também o meu. Por ser fã de Scorsese e de Lehane. Agora, o top 10 em sí ficou excelente.

Ciao!

Marcel Gois disse...

Aew, já soube ontem em primeira mão qual era o seu top 10, ma td bem! kkkkkkkkkk Vou fazer o meu e dps posto la na blog. Pode demorar um pouquinho pq tem outro na frente.. =P E desses acho q deve entrar uns 4 filmes..
flws

Museu do Cinema disse...

Já pensando em 2010! Legal, são filmes realmente de grandes expectativas!

Kau Oliveira disse...

Adorei o MEME!! Estava me ensaiando para fazer esse bendito top 10 e agora já tenho desculpa rsrsrsrsrs.

Até sexta, publico!!

Valeu! Abs!

Hugo disse...

A lista promete, mas só saberemos assim que as luzes do cinema se apagarem.

Abraço

- cleber . disse...

Aceito o desafio, em breve responderei !

Scorsese ... !

Robson Saldanha disse...

Não sabia de NENHUM desses filmes... o MEME valeu então!

Ygor Moretti disse...

Olá, otima lista hein, nem sabia do filme do scorcese, mas desde já ficarei no aguardo com muitas expectativas!!!

Abraço e te mais!!!

maíra disse...

você tem muita cultura parabéns exelente lista !