segunda-feira, 16 de março de 2009

Watchmen - O Filme


Título original: Watchmen
Ano de lançamento (E.U.A): 2009
Direção: Zack Snyder

Confesso, e sim, me envergonho. Tantas e tantas pessoas falavam da adaptação deste graphic novel, faziam enorme avolroço, expectativa, muitos o listavam no patamar como o filme mais esperado do ano, enquanto outros, o consideravam como a adaptação de HQ dos cinemas mais esperada da história. ´´Nossa, que exagero!``, pensei. Mas não, não é, os quadrinhos inventado por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons é o panorama de uma realidade fantasiosa e ficticia, mas que a todo momento soa mais real do que a própria realidade de sua época, mostra um mundo perdido entre indivíduos parodoxos e igualmente transtornados, mas comuns em relação à situação em que se encontram, pois sabiam estes que tudo fora resultado de suas próprias atitudes, ações saídas de suas mãos, e como dito numa passagem do filme (e acredito também no HQ) não haveria como impedir a natureza humana de tomar seu curso, sua evidente trajetória à desgraça. E se, felizmente, esse aspecto sombrio não tomou face naquela época, ele parece estar cada vez mais próximo e real, o que torna a estória de Alan Moore contundente a qualquer época que seja, hoje ou 20 anos à frente. Por isso, mesmo sendo uma graphic novel, é considerada por muitos como uma das maiores obras da literatura de língua inglesa da história, e portanto a adaptação para os cinemas era aguardada ansiosamente, e temerosamente pelos seus inúmeros fãs em todo o mundo.

E levando em consideração este ponto, Zack Snyder e seus roteiriristas acertaram em cheio tamanha a dificuldade de adaptação da obra, sempre sob olhares atentos. Em 1977 é aprovada nos E.U.A a Lei Keene, que proíbe as atividades dos mascarados em combate ao crime. Um mundo onde os E.U.A venceram o conflito no Vietnã, ajudado pelo Dr. Manhatan (Billy Crudup), um humano que acidentalmente fora geneticamente modificado e ganhou poderes e formas sobre-humanas. Quando chega 1985 a Guerra Fria está no seu limite e a qualquer momento uma guerra nuclear, vitimizando milhões de pessoas, irá acontecer, preocupando o eleito pela quinta vez consecutiva presidente Nixon. É então que um dos mascarados é assassinado, o Comediante (Jefrey Dean Morgan), e um de seus antigos companheiros Rorshach (Jackie Earle Haley) teme que exista um assassino de mascarados à solta, e começa a investigar os casos, junto com outros ex-companheiros, tais como Coruja (Patrick Wilson), Espectral (Malin Arkeman) e Adrian Veidt (Mathew Good).

A trama é complexa, a premissa é fabulosa. Realmente a idéia original é sublime, genial. Acompanhamos um mundo distorcido e ao mesmo tempo realista, natural, ao refletimos sobre a natureza destruidora e selvagem do homem. Portanto, em relação à mensagem da trama, o filme deve ter se mantido fiel aos quadrinhos. Temos entretanto ótimas, boas e irregulares atuações, diria até ruim em alguns casos. Patrick Wilson é o primeiro a decepcionar, o talentoso ator falha ao tentar passar a fragilidade sentimental de seu personagem de maneira muito perplexa, e cai em exageros, assim como Malin Akerman aspira enorme sensualidade com sua Espectral, mas não tem sucesso na parte dramática. Mathewm Goode e Billy Crudup interpretam de forma simples seus personagens, assim como Carla Gugino que pouco faz. O destaque mesmo fica para dois atores que incorporam em si personagens bem parecidos em sua personalidade, tanto humorística e sádica, como auto-destrutiva. Jackie Earle Haley voltou com tudo na sua carreira e é impactante e perturbador desde da primeira à última tomada. Já Jefrey Dean Morgan, além de pegar o melhor persona, o explora detalhadamente e o transforma na mais perfeita visão da realidade que aquele mundo tomou, personagem marcante e uma atuação fantástica (seria o máximo um Downey Jr. nesse papel).

Os roteiristas, embora falhem repetidas vezes, como a mal explorada e abordada relação entre Laurie (Espectral) e Dan (Coruja), tal como esta com Jon (Manhatan) e em situações cômicas pouco interessantes e nada plausíveis, são perdoados ao conseguirem retirar a essência da obra de HQ, a verdadeira eficácia desta. Zack Snyder prova mais uma vez ser talentoso, e abandona a excessiva utilização estética do bom ´´300`` para uma abordagem mais realista e sombria do mundo retratado, além de manter a narrativa em um ritmo forte e concentrado, mesmo perdendo sua freneticidade em algumas sequências. Embora perca-se em alguns momentos do longa (algo impossível de não acontecer para um diretor iniciante numa trama tão complexa) ele realiza uma boa continuidade épica e misteriosa, com excelentes cenas de ação e luta, pecando um pouco ao cair no superficialismo no estudo intímo de certos personagens. O maior erro de sua direção, porém, fora talvez a escolha da trilha sonora da fita, pois embora as músicas na sua maioria sejam clássicas e memoráveis, em nada se assimilam ao exato momento que está transcorrendo nas telas. Talvez uma tentativa de tornar o filme como ´´cult`` mal sucedida.

Com qualidades técnicas invejáveis e extremamente bem realizadas, ´´Watchmen``, embora possua suas falhas, apresenta-se como uma obra competente não somente aos fãs da graphic novel, sobretudo aos bons admiradores de uma aventura ficticia, um retrato de um mundo paralelo que poderia ser o nosso e infelizmente ainda pode vim a ser, por mais surreal que possa parecer.

Cotação: 8.0

quinta-feira, 12 de março de 2009

BDC Awards 2009 - Elenco e Revelação

Melhor Elenco
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Onde os Fracos Não Têm Vez (Josh Brolin, Javier Bardem, Tommy Lee Jones, Woody Harrelson, Kelly MacDonald): em termo de estrelas não chega a ser o melhor elenco, mas tendo em vista o conjunto da obra, ou seja, a união de todo seus atores, em perfeita sincronia e encaixe com a trama, e sobretudo a peculiaridade intíma de cada personagem expressa através de intensas e poderosas atuações de seus protagonistas, principalmente por parte de seu trio principal. Josh Brolin cativa o espectador e passa uma naturalidade incrível, Javier Bardem é soberbo numa performance sombria e amedrontadora, além de um inspirado Tommy Lee Jones. É de seu elenco a grande importância da trama girar de maneira tensa e crua, extremamente realista.

2° Batman - O Cavaleiro das Trevas (Cristhian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Maggie Gylenhall, Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman): a resposta está transcrevida entre os parênteses logo atrás. Um elenco invejável de primeirissíma linha, retirando o máximo de seus protagonistas, além de retratar muito bem personagens secundários, excelentemente explorados pelos seus atores. Ledger sem comentários.



3° Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Marisa Tomei, Albert Finey): forte casting e todos visceralmente poderosos nas suas participações. É exemplar a notória maturidade e naturalidade de cada integrante do filme, principalmente pelo quarteto, com destaque para Philip.


4° O Gângster (Denzel Washington, Russel Crowe, Josh Brolin, Cuba Gooding Jr, Chiwetel Ejiofor, Ruby Dee): Washington e Crowe duelando é fantástico, além de termos participações inspiradas de novamente Brolin e Cuba Gooding Jr, contando também com o em constante ascenção Chiwetel Ejiofor.


5° Na Natureza Selvagem (Emile Hirsch, William Hurt, Marcia Gay Harden, Jena Malone, Catherine Keener, Hal Holbrook, Vince Vaughn): elenco fortissímo, e embora à exceção de Hisch todos os outros sejam secundários, tiramos destes atuações belas, principalmente pelo Hal Holbrook e William Hurt.


Melhor Revelação
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Sam Riley (ator em Control): a maior e mais grata surpresa ao assistirmos o excelente ´´Control`` é seu protagonista, o jovem Sam Riley. De maneira impactante e realista o ator incorpora Ian Curtis de uma forma natural incrível, e que mesmo sendo um personagem com inúmeras e repetidas falhas, consegue captar o espectador através de seu carisma e sua evidente solidão depressiva (refletida no olhar sempre triste do ator), da qual nos faz sentir pena ao invés de incompreensividade. Riley é detalhista e preciso nos seus caracteres, além de transportar para as telas emoção pura, singelismo dramático verdadeiro e degradante. Lembrando até fisicamente o próprio Curtis o ator realiza a proeza de lembrar muito mais interiormente o cantor. Com uma atuação peculiar e surpreendente como esta, Riley tem um grande futuro pela frente.

2° Vincent Paronnaud e Marjani Satrapi (direção em Persépolis): Satrapi conta sua própria história novamente, desta vez num longa de animação, e que ajudada por Vincent é a mais perfeita adaptação dos quadrinhos da obra original. Conduzem o roteiro de forma brilhante, mágica e encantadora.


3° Saoirse Roman (atriz em Desejo e Reparação): a garotinha consegue ser o grande destaque do elenco do longa, onde temos atores como James Macvoy, Keira Knightey, Vanessa Redgrave. Portanto sua presença nessa categoria é indispensável.



4° Sandra Corveloni (atriz em Linha de Passe): vencedora do prêmio de melhor atriz em Cannes e merecidamente. A atriz de teatro começou sua carreira no cinema, embora tarde, com pé direito, com uma atuação simples, mas extremamente emocionante.



5° Dillon Freaser (ator em Sangue Negro): o único elo de humanidade restante do personagem principal é interpretado com suavidade e simplicidade por uma criança que embora possua poucos diálogos, ganha aspectos adultos ao longo da projeção.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Meme Literário

Meu amigo Cléber, do CineClub, me convidou a participar de um Meme interessantissímo, o Meme literário. Pois bem, o desafio é:

1) Agarrar o livro mais próximo;
2) Abrir na página 161;
3) Procurar a quinta frase completa;
4) Colocar a frase no blog;
5) Repassar para cinco pessoas

O livro selecionado é justamente aquele que é a minha leitura oficial no momento, da qual mesmo com demora estou prestes a acabar. O livro é Gomorra, de Roberto Saviano, aliás uma obra espetacularmente maravilhosa, sobre a qual virei a comentar mais em um próximo post. Vamos à frase:

´´Não há prédios destruídos ou serragem espalhada sobre sangue pela rua, nenhum rasto, como se aquela coisa toda só você tivesse vivido ou sofrido, e a quaquer momento alguém estivesse pronto para pôr o dedo indicador em riste na sua cara e afirmar: ´Isso não é verdade`.``

Explicando a frase... esta é uma das primeiras frases do capítulo ´´Mulheres``, capítulo que procede ´´A Guerra de Secondigliano``, e portanto no início deste novo capítulo Saviano procura demonstrar como uma guerra entre clãs que pendurou por mais de um ano e que ocasionou mais de 100 mortes, ao terminar, parece que nada aconteceu, que tudo foi só fantasia. Aliás é este ´´A Guerra de Secondigliano`` o melhor momento da obra.

Repasso o desafio para:

Cecília, do Cenas de Cinema.
Ibertson, do Cinema para Todos.
Marcel, do Talking About Movies.
Robson, do Portal Cine.
Ygor, do Moviemento.


sexta-feira, 6 de março de 2009

BDC Awards - Roteiros, Filme Estrangeiro e Filme Nacional

Antes de começar devo salientar que o prazo de votação para o Prêmio do Júri está encerrado, conforme prometido durou até o término do dia 06/03/2009. 10 blogueiros participantes serão os membros e mediante a apuração de todos os votos, estes escolheram os melhores pelo Prêmio do Júri. E vamos lá:

Melhor Roteiro Adaptado

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Sangue Negro: adaptado do livro clássico de Upton Sinclair ´´Oil!`` o roteiro de ´´There Will Be Blood`` é uma combinação entre poder, traição, falsidade, orgulho, egoísmo, cobiça, e lógico ambição, durante todas as quase 3 horas de projeção vemos um estudo destas características peculiares pertencentes a todo e qualquer indivíduo, e até onde , por mentes corrompidas, ela s podem nos levar, na verdade são através destas que sempre se consome os piores males e atrocidades dos homens. Todo esse estudo é concentrado na reflexão intíma de um personagem e sempre vemos aquelas situações através dos nossos olhos, mas somos agredidos pelo mundo de Plainview, pelo seu modo de ver as coisas. Além disso os outros personagens principais são detalhadamente estudados e interligados à importância, seja negativa ou positiva, que ele representam para Daniwl Plainview. Um dia hei de ler o romance de Sinclair.


2° Gomorra: estou lendo o livro de Roberto Saviano, uma leitura excelente, fascinante e perturbadora. E algo é fato, embora seja uma linguagem simples e de fácil entendimento, a versão é complexa, super ramificada, na tentativa bem sucedida de Saviano em transportar todos os segmentos da máfica napolitana, desde do menos ao mais importante, já que tudo é real e aconteceu. Ler este livro me deixou espantado com a abilidade dos roteiristas em retirar tantos pontos diversos e conseguir transportar numa trama de histórias contínuas, e na tentativa de seguir o livro separadas. Enfim, falarei mais sobre o livro depois, a adaptação é sensacional.


3° O Escafandro e a Borboleta: talvez a adaptação mais complicada da lista. E de maneira simplória, emocionante, tocante e triste, ela foi feita com louvor, honrando a memória do próprio autor do livro. Adotando uma maneira humana e natural o roteiro de ´´O Escafandro e a Borboleta`` retira aprendizados, belezas, tristezas e realidades, sendo uma verdadeira lição de vida.




4° Onde os Fracos Não Têm Vez: outra adaptação de um livro do qual sou louco para ler. A tensão, o suspense e acima de tudo a reflexão e conformação de uma sociedade perdida e violenta está presente assim como na leitura, e nos surpreendemos e ansiemos pelo destino de seus personagens.





5° Persépolis: é como estivéssemos vendo não um roteiro de um longa, mas sim o desenrolar dos próprios quadrinhos de Marjani Satrapi de ondea trama é baseada. Empolgante do início ao fim.





Melhor Roteiro Original

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Senhores do Crime: a trama de um bom filme máfia deve ser cheia de surpresas, conter suspense, drama interior, violência, personagens complexos e intrigantes, e porquê não como tenta fazer ´´Senhores do Crime`` uma suavidade poética. Adotando uma temática bastante constante, ainda assim o roteiro do filme surpreende nas suas revelações mais importantes e adota uma seqüência monótona e como dito suave dos fatos, nada acontece rápido demais ou premeditado. Tudo é bem estudado, explorado e estruturado nos seus desfechos, uma bela original e inovadora formar de estudar meu gênero favorito; os filmes de máfia, sendo este um belíssimo trabalho, digno do gênero ao qual pertence.


2° Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto: o modo como

o roteiro deste longa nos passa uma tragédia grega é fantástico. Começando como toda do tipo, algo aparentemente simples e que dará tudo errado numa trama que envolve uma discussão no encarte familiar relevante, além de possuir uma narrativa de seqüência não linear e nunca confusa.




3° Wall-E: a idéia e a premissa de ´´Wall-E`` é encantadora e logicamente extremamente reflexiva, agride certos aspectos da nossa sociedade atual tal como o consumismo, algo muito incomum para uma animação da Pixar, esta aliás que vem numa crescente fantástica de produções belissímas.




4° 4 meses, 3 semanas e 2 dias: simples, particular, preciso, realista, perturbador e chocante. Esta é a perfeita descrição da trama do longa, que mesmo lenta e sonolenta prende e assusta a quem assiste.






5° O Gânster: embora peque imperdoavelmente na tentativa covarde de glorificar um bandido marginal, o roteiro de ´´American Gansgter`` se destaca pelo sua capacidade gigantesca em envolver o espectador, ao passar um tom seqüencial e frenético.



Melhor Filme Estrangeiro

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O Escafandro e a Borboleta (França): após assistir esta obra fiquei a refletir por algum tempo, pensando se minhas atitudes de ontem ou hoje estão corretas ou erradas, se eu faço coisas digna de um homem de boa índole todos os dias da minha vida, enfim, se eu mereço tudo que tenho e porquê reclamo por muitas vezes sobre algo exdrúxulo. A vida de Jean Dominique Bauby nos deixa abalados emocionalmente, afinal, o diretor Julian Schnabel ao nos passar a visão encarada pelo próprio Dominique transcede um aspecto realista incrível, degradante e emocionante. Esta obra além de tudo é uma mensagem para todos, que vivamos o máximo de nossas vidas e sejamos felizes.


2° Gomorra (Itália): meu coração perdeu um pedaço, aliás que pena ´´Gomorra`` perder nesta categoria. A denúncia, a dificuldade em transpor o livro de Saviano, o aspecto documental, a narrativa complexa e separada, a violência crua e fria, ´´Gomorra`` é quase uma obra-prima, um dos melhores filmes dos últimos anos, assim como seu livro.




3° Persépolis (França): também considero ´´Persépolis`` quase uma obra-prima, é impossível não se encantar com o mundo da personagem, pois o longa em sua maneira simples e natural é uma belíssima obra de arte.




4° 4 meses, 3 semanas e 2 dias (Romênia): a crueldade visual desta obra choca a qualquer espectador que seja, e sem medo algum de criar polêmica a trama segue seu destino final triste e revoltante, mas necessário. Atuações espetaculares de jovens estreantes.





5° Leonera (Argentina): a direção de Trapero pesou muito aqui. É grande mérito do diretor e de sua esposa, a protagonista Martina Gusman, a qualidade dramática de ´´Leonera`` ser tão forte, empolgante e cativante.





Melhor Filme Nacional

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Linha de Passe: num ano de poucos grandes filmes brasileiros, ao menos 1 ou 3 consagram-se no rol de belos trabalhos, e este é um deles. Sem muito desvaneios Walter Salles e Daniela Thomas abordam uma temática familiar de forma bem peculiar, já que cada integrante da família possue um problema específico, e são estes os principais motivos dela ser tão complicada, mas ao mesmo tempo unida. Grandes atuações e um final subjetivo que entrega ao espectador o desfecho da trama.


2° Ensaio Sobre a Cegueira: a adaptação seria dificílima, é fato. O livro de Saramago é complicado, denso e possue uma linguagem rebuscada (digo isto porque li), mas o acerto do roteirista e Meirelles ao retirararem os principais pontos da obra favoreceu muito o andamento da película.





3° Estômago: onde tem João Miguel sempre vale a pena dar uma conferida. Aqui não é diferente, um humor negro inteligente e um final surpreendente, além de atuações excelentes, não só do Miguel como por parte do resto de todo o elenco.





4° Meu Nome Não é Jhonny: é bem preciso, objetivo. Peca um pouco em cenas superficiais, mas a qualidade da fita é incontestável, e aliás como eu disse acima, onde tem Selton Mello sempre vale a pena dar uma conferida.





5° Terra Vermelha: embora monótono, trata de maneira realista a atual situação dos índios no nosso país, possuindo um aspecto documental bem interessante e ágil.

terça-feira, 3 de março de 2009

Top 10 - Filmes de 2009

Antes de responder a alguns Memes convidados por parceiros blogueiros, também resolvi criar um, e explicarei o motivo. Mais abaixo está a minha lista com os 10 filmes mais esperados por mim neste ano de 2009. Esta é a minha lista de acordo com meus diretores e atores preferidos, portanto, diferente de algumas listas que possam surgir. E é como intuito dessas novas listas que além de conhecermos a preferência de cada cinéfilo servirá também como um alerta àquele filme que nem sabíamos ou lembravámos, e a partir da indicação do amigo cinéfilo, ficaremos atentos na estréia do longa. Se já tinham a idéia de fazer essa lista antes não se preocupem, não precisam responder o Meme, aliás gosto sempre de salientar que o blogueiro poderá ou não responder, e caso não eu nunca ficarei enraivado kkkk. OBS: São filmes com previsão de estréia do seu país local para o ano de 2009 (filmes que estreiaram oficialmente em 2008 e só chegam aqui apenas em 2009 não constam), sendo alguns já confirmados com suas datas tanto no país de origem como no Brasil, enquanto outros nenhuma das hipóteses, ou seja infelizmente pode acontecer de nem estreiarem neste ano, mas se está previsto...

10° The Spirit, de Frank Miller.

Esse estréia logo logo. Ok, pode vim a ser uma grande bomba, mas uma coisa é fato, sou fã absoluto de ´´SinCity``, portanto mal posso esperar para conferir esta aventura, e embora vá com um pé atrás espero que seja excelente.

The Road, de John Hillcoat

Previsto para estreiar no ano passado e adiado para este ano, a atitude tomada pelos produtores só deixou ainda mais ansiosos os fãs de Viggo e filmes do gênero apocaliptico.

Green Zone, de Paul Greengrass

Paul Greengrass ganhou meu eterno respeito após ´´Vôo United 93`` e principalmente ´´O Ultimato Bourne``. E mais uma vez junto a Matt Damon, numa trama sobre as consequências da ocupação americana no Iraque... vem coisa boa!

O Solista, de Joe Wright

A raiva foi grande quando foi anunciado que não iria estreiar em 2008, mas cá estamos em 2009 e até agora com estréia prevista ainda no primeiro semestre.

The Lovely Bones, de Peter Jackson

Qualquer coisa do Pete merece atenção, sem contar que a premissa da trama é sem dúvidas original e possui uma idéia bem inovadora, exigindo um roteiro bem estruturado e exemplificado na questão dramática.

On the Road, de Waltter Salles

Este talvez seja o mais incerto da lista para este ano. Ainda sem elenco (ao menos pelas últimas atualizações lidas), espero muita qualidade na adaptação literária do clássico beatnik dos anos 60, livro de Jack Kerouac, inspirador de muitos jovens da época, chamado e traduzido por aqui como ´´Pé na Estrada``. Bom, espero que seja distribuído ainda neste ano, como está previsto.


Tetro, de Francis Ford Coppola

Coppola filmando uma história de imigrantes italianos e suas inúmeras dificuldades para conseguirem entrar no ramo artístico, dentro de um bairro violento... estréia no roteiro... autobiográfico talvez?... Só não precisava filmar na Argentina rsrs. Lá sua casa fora roubada (perdendo inclusive o roteiro), as filmagens suspensas pela Associação de Atores... tá vendo! kkk Brincadeira! A fotografia é em p&b, enfim, super ansioso.


Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino

O trailer animou a todos. Ao meu ver surgirá um longa do gênero totalmente diferente do que estamos acostumados, bem ao estilo Tarantino, introduzindo humor negro e violência excessiva e explicíta nas telas. Brad Pitt parece estar num excelente papel novamente. Veremos o que Tarantino nos trará dessa vez.





Public Enemies, de Michael Mann

As fotos promocionais até agora empolgaram e muito. Meu gênero preferido talvez ganhe uma peça excelente no rol dos melhores. Johnny Depp, Cristhian Bale... Resta saber se teremos o ótimo Michael Mann de jóias raras como ´´Fogo contra Fogo`` e ´´O Informante`` ou o irregular Michael Mann de ´´Miami Vice``. Vou de ´´Heat`` e torço muito para que dê certo. Aguardemos o trailer para maiores conclusões.



Shutter Island, de Martin Scorsese

Se o senhor Martin Scorsese resolvesse fazer apenas um curta-metragem num ano, este seria o trabalho mais aguardado por mim durante toda a temporada. Não direi se será um bom filme ou não, afirmarei que sim, com certeza será. Acho impossível que qualquer coisa feita das mãos de Marty seja ruim. Leonardo DiCaprio novamente, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Jackie Earle Harley, Michelle Williams, Patricia Clarckson... a ansiedade por seu novo projeto é enorme. Tão enorme que literalmente pedi de presente à minha namorada no natal o livro de Dennis Lehane (´´Sobre Meninos e Lobos``, ´´Medo da Verdade``) no qual a obra é baseada, aqui no brasil intutilado ´´Paciente 67``, e felizmente tive meu pedido atendido kkkkkk. Tenho ainda duas leituras na frente, e logo depois destas será a vez do livro de Dennis, que pretendo ler, logicamente, antes da estréia do filme do gênio e brilhante Martin Scorsese, que eu sei, será um dos melhores filmes do ano, podem apostar.

Passo o desafio de criar a lista para:

Cléber, do CineClub
Miojo e Nespoli, do O Cara da Locadora
Marcel, do Talking About Movies
Vinícius, do Blog do Vinicius
Kau, do Bit of Everything