segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Marcha dos Pinguins


Título original: La Marche de L´Emperour
Ano de lançamento (E.U.A/França):
Direção: Luc Jacquet

Imenso fã de documentários sempre procurei acompanhar o que de novo surgia no gênero atualmente, certas vezes um documentário nos transborda tanto para aquele mundo, aquela situação, que nos sentimos inúteis ou até perplexos, já que diferente de um longa de ficção, aquilo está realmente acontecendo, é o verdadeiro mundo real, a trama existente abordada por uma determinada temática. Porém tinha receios quanto ao documentário francês vencedor do Oscar ´´A Marcha dos Pinguins``, pensava que poderia se tornar só mais uma aula educacional dos canais National Geographic ou Animal Planet (ótimas, mas com um certo tempo enjoativas). Entretanto o longa francês em nada se parece com o a visão adotada pelas filmagens do canal, já que possuindo um estilo de narrativa totalmente diferente e inovadora a percepcção que retiramos da trama se encaixa perfeitamente na denúncia de uma visão egoísta nossa, ao ponto que forçando-nos a encarar e ver aqueles animas como seres-humanos, sentimos pena, torcemos, e sim, quase choramos. Eu mesmo repeti comigo mesmo por diversas vezes ao longo da película; ´´gente..``, ´´povo...``, ´´menino...``. E em contrapartida somos obrigados a perceber que seres ditos irracionais possuem uma trajetória de vida mais condizente com a de um ser extremamente racional.

Na Antártica (local mais inabitável da Terra), a cada inverno, milhares de pinguins imperadores deixam o confortável habitat do oceano e sobem à terra congelada rumo interior, onde todos inexplicavelmente marcham ao terreno onde encontrarão um par para a reprodução de sua espécie. Essa épica e emocionante trajetória das diversas fases da reprodução e criação dos filhotes é mostrada passo a passo, desde da saída destes para o solo, o encontro com todos, o caminhar rumo ao local, as uniões dos pares, a reprodução, o surgimento do ovo, a caça à comida das fêmeas enquanto os machos protejem o ovo, a libertação dos filhotes, o retorno das fêmeas, a partida dos machos em busca de alimentos, o reencontro da ´´família``, o amadurecimento dos filhotes, e enfim, a volta ao oceano, culminando mais brevemente aos filhotes o mesmo destino. Que imensa vontade senti em utilizar as palavras mãe, pai e filho neste parágrafo. Pois é exatamente este o intuito inteligente e perturbador do diretor Luc Jacquet e do roteirista Michel Fessler, nós espectadores nos sentimos tocados, ao passo que cria-se a freneticidade e curiosidade a todo minuto da projeção, algo complicadissimo, fato que não aparece uma pessoa sequer durante o filme. Portanto encararmos aqueles animais como humanos acaba por desencadear num sentimento nosso pela assim diga-se odisséia dos pinguins.

A narração em off brilhantemente apresentada e executada explica toda a situação de maneira inimaginável, pelo ponto de vista dos próprios pinguins, tais como estes tendo diálogos e pensamentos refletidos na tela pela voz suave de seus narradores (a oficial francesa), a epopéia se torna tão instigante por ser cruel, linda, e trágica. Minuto a minuto queremos saber o que ocorrerá, não por mera curiosidade da vida animal, mas por interesse e solidariedade pelos ´´personagens`` reais. A grandeza do documentário é notável, já que esse período dura vários meses e possui inúmeras fases e complicações distâncias imensas de locais, portanto é fantástico como conseguiram capturar e demonstrar tudo, realmente tudo que acontece, através de câmeras vivissimas a imagem dos pinguins torna-se deslumbrante, uma verdadeira obra de arte das descobertas. Uma pena também a edição do longa não ter sido ao menos indicada ao Oscar, prêmio que merecia disparadamente ganhar. A introdução de uma sequência cronólogica na vida dessas aves realiza-se num dos trabalhos de montagem mais brilhante que tive a oportunidade de assistir. Nada é perdido, cada minímo detalhe é mostrado com precisão, por mais que este seja cruel ou impensável.

Outro ponto importante fora o implemento de uma trilha sonora poética e suave, a mais humana possível, além de músicas primordialmente tocantes em momentos especificos de ´´drama interior`` onde inexistia uma narração para explicar o ocorrido, e não precisava, pela beleza da imagem percebia-se o significado do momento. ´´Gente``, ´´menino``, ´´mãe``. Foram algumas das palavras que repeti durante a projeção da fita. As capturas do documentário nos fazem pensar, pois mesmo os pinguins-imperadores são obviamente irracionais, mas por que estes possuem atitudes tão humanas? Por que retiramos de muitas de suas atitudes as mesmas que as nossas em família ou sociedade? Coisas da natureza, demonstrada com louvor num verdadeiro épico documentário. Até o mais aversivo aos animais vai se deleitear e emocionar-se com o ´´senso humano`` da marcha dos pinguins-imperadores.

Cotação: 9.0

**Caso assista, vai com certeza querer saber mais sobre a maior ave da família Spheniscidae (pinguins), então acesse aqui.

30 comentários:

- cleber . disse...

Particularmente nunca gostei de documentarios, mais esse eu vi e achei otimo por sinal!

Red Dust disse...

Não fazem o meu estilo os documentários. Apesar de muito elogiado, nunca tive curiosidade em ver este 'A Marcha Dos Pinguins'.

Abraço.

Anônimo disse...

eu tb gosto de documentários, mas talvez não tanto quanto você...

quanto a MARCHA DOS PINGUINS... é excelente! assisti 2 vezes e depois de ler o seu review fiquei com vontade de ver novamente!!

abraçao

Kamila disse...

Acho este filme lindo. Incrível como assistir à rotina dos pinguins podia ser tão emocionante e singelo.

Wally disse...

Adoro documentários quando, como este "A Marcha dos Pinguins" ele consegue mais do que informar, consegue realmente mecher com você. E tudo aqui funciona inesperadamente bem. É um belo filme.

Nota 8.5

Ciao!

Pedro Henrique Gomes disse...

Não vi ainda, mas fiquei surpreso com a nota.

O Cara da Locadora disse...

É um filme belíssimo, muito bonito memso, longe do tédio biológico da National Geographic, como bem dito, rs...

Anônimo disse...

Já faz um tempo que vi. Assisti em uma mostra de cinema que tinha por aqui no sesc (Ainda tem os filmes, mas está engatinhando para voltar ao que era antes, espero).
Muito legal e extremamente complicado de se filmar.

Jacques disse...

Bom. Mas vc não achou a nota exagerada? Abcs

Marcel Gois disse...

já tava bem curioso por esse filme, agora ainda mais! preciso ver logo.

Vinícius P. disse...

Sem dúvida é um documentário de visual belíssimo e que também chamou minha atenção pela trilha sonora perfeitamente integrada à história.

Unknown disse...

Eu cheguei a ter esse filme em mãos, por causa de uma promoção leve 3 pague 2. Mas nem vi! Pior que todo mundo fala que é muito bom. Minha filha adora pinguins, e me falaram para pegar tb o happy feet...

Abs!

Yuri Dias disse...

Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas gosto muito de documentários e só ouço falar bem deste, então vou procurar mais ;)

Abraços.

Roberto Simões disse...

Não gostei muito... sobretudo por fazerem parecer da história da natureza uma história de amor humano... achei forçado e pouco verdadeiro.

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Ygor Moretti disse...

Esse é um daqueles titulos que passam pelas nossas mãos varias vezes, mas nunca o levamos de fato para assistir rsss, mas permanece na lista..... Abraço e te mais!!

Roberto Simões disse...

Sergio, cadê vc? Nunca mais deu sinal! Ta tdo bem?

Anônimo disse...

Olá!

Me chamo Rebecca Leite, trabalho na agência Núcleo da Idéia Comunicação e faço parte da equipe de lançamento do filme TEMPOS DE PAZ de DANIEL FILHO.
Gostaria do seu email para poder entrar em contato a respeito de uma parceria na divulgação do lançamento deste filme.

Aguardo o retorno,

Rebecca Leite
Mídia Social
Núcleo da Idéia Comunicação
mkt1@nucleodaideia.com.br

Leonardo Sacco disse...

Ola.
Tudo bem?

Trabalho com o Núcleo de Relacionamento e Disseminação em Mídia Social, empresa que presta consultoria ao Governo de Minas, com o objetivo de aproximar cidadãos.

Entro em contato, pois como o blog fala sobre cinema, gostaria de lhe enviar algumas informações - via email - sobre projetos e iniciativas do setor no estado de Minas Gerais. Caso tenha interesse, peço que entre em contato pelo email: leonardo@webcitizen.com.br . Duvidas, sugestões e críticas, fico à disposição.

Abs e obrigado.
Leonardo Sacco.

cine pg disse...

ola meu nome é Marçal. gostei muito do seu blog e estou te convidando para conhecer o meu aqui esta o endereço http://drive-cine.blogspot.com/ eu falo de cinema de video game se vc tiver um tempo passa la ok ate

Ygor Moretti disse...

Pois é!!! KD vc Sergio? rssssssssss

ABraço!!!

Dicas de Filmes disse...

Sensacional mesmo o filme!
Luc Jacquet conseguiu fazer um filme documentário quase romance sobre a vida e migração dos pinguins... merece todo o crédito possível.

Marcos disse...

Olá Sérgio,

Sou leitor do Blog dos Cinéfilos e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Blog dos Cinéfilos.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele na seção "Exército Cinéfilo" do Blog dos Cinéfilos.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,
Marcos

Anônimo disse...

Olá ................................

No dia 28 de Agosto de 2009, o filme Os Normais 2 – A noite mais maluca de todas estréia nos cinemas de todo o Brasil. O casal mais querido dos seriados brasileiros vem com tudo para mostrar que em matéria de diversão continuam cada vez melhores. 
Para o lançamento do filme está rolando uma divertida promoção “VENHA SER A TERCEIRA PESSOA EM OS NORMAIS 2” e você e os seus leitores não podem ficar de fora.
No filme “Os Normais 2” Rui e Vani estão querendo esquentar o relacionamento. Para isso, o casal mais divertido do Brasil resolveu buscar uma “terceira pessoa” com disposição para apimentar a relação.

Se você acha que tem os “dotes” necessários para encarar essa parada, envie um vídeo apresentando a sua proposta para o casal.

Para participar crie seu vídeo, publique no youtube e depois envie o link através do site www.osnormais2.com.br no link promoção.

Para participar vale de tudo: depoimentos, declarações de amor, animação, entre outras loucuras. Para criar o vídeo, o participante pode usar qualquer recurso disponível: Câmera de celular, câmera de vídeo, webcam, entre outras coisas que a tecnologia oferece.

Os vídeos enviados serão associados ao canal oficial do filme no youtube e entrará em votação. O vídeo com o maior número de views ganhará 1 ipod de GB. Cada participante faz a sua campanha na divulgação do seu vídeo
Segue em anexo o banner da promoção para você divulgar entre os seus leitores.

Veja a campanha que está rolando nas redes sociais.

Redes sociais:
Orkut: Perfil, Comunidade.
Site. Blog. Youtube. Facebook.

Você é doido demais se perder essa promoção. Não fique de fora dessa!

meandmk disse...

Olá, tentei encontrar o contato do seu site para incluir no mailing da produtora Fondo Filmes, mas não encontro disponível. Caso queira, pode me enviar um e-mail.

LONGA-METRAGEM “TESTE DE ELENCO” GANHA APOIO DO PÚBLICO NA INTERNET


Comédia protagonizada por Fábio Porchat recebe incentivo de fãs na rede e se destaca no Twitter.
O trailer do filme no Youtube foi visto por mais de 5 mil pessoas em apenas 2 dias.


TESTE DE ELENCO chegou ao Twitter sem pretensões e conquistou admiradores que, hoje, se tornaram divulgadores entusiasmados. Em apenas 20 dias, o perfil do filme já reúne mais de 900 seguidores interessados em assistir a comédia, que traz Fábio Porchat como protagonista!

O lançamento do teaser do filme no Youtube contabilizou mais de 5 mil visualizações ao vídeo, em apenas 2 dias, superando as expectativas dos diretores estreantes Ian SBF e Osíris Larkin.

O longa-metragem teve sua estréia na abertura do Festival Universitário de 2009, foi muito bem recebido pelo público e agora repete o feito na Internet. O mais novo objetivo dos diretores é contar com esse mesmo público para conseguir levar o filme às salas de cinema.

A comédia, filmada no fim de 2008 e finalizada em 2009, é uma produção Fondo Filmes.

Teaser no Youtube: http://migre.me/6ihy
Download: http://www.4shared.com/file/127432207/afc43c20/teaser_teste_de_elenco.html


Sinopse:
Quando um diretor e uma atriz se encontram para a leitura de um roteiro, somos apresentados ao que pode ou não ser um teste de elenco. Um filme sobre um, ou vários testes, para um filme que já estava pronto.


Elenco:
Fábio Porchat, Talita Werneck, Pedro Henrique Monteiro, Letícia Lima, Camillo Borges, Patrícia Vazquez, Thiago Rotta, Rosa Soahres, Rodrigo Gallo, Camila Vaz, Kim Archetti, Maria Clara Horta, Vera Monteiro, Ana Felipe, Letícia Novaes, Igo Ribeiro, Paulo Mathias Jr, Mabel Cezar, Silvio Matos, Marcus Majella, Mayra Villela e Marina Tourinho.


Visite também:
Twitter: @testedelenco
Blog: http://testedeelenco.blogspot.com/
Orkut: http://migre.me/5waz

meandmk disse...

Agora fiquei em dúvida se você tem acesso ao meu e-mail pelo link daqui, em todo caso: thaisy@gmail.com

bjs

T. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
T. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Museu do Cinema disse...

òtimo documentário, e ótimo papel de Goodfellas!

Unknown disse...

Olá, Meu nome é Thays Py e trabalho na Agência de Comunicação Núcleo da Idéia.
Gostaria de ter o seu e-mail para que possamos fazer contato para parceria.

Desde já agradeço.

Thays Py
mkt7@nucleodaideia.com.br

Mario disse...

Fui ver o filme com meus filhos. nós gostamos, mas quando acabou, meus filhos pediram para adotar um pingüim. final, adotou um filhote de cachorro bonito e comprei uma Caixa de Transporte Cachorro para levá-lo em todos os lugares.