quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O Renascimento Do Cinema Nacional





Muito se fala hoje no processo desastroso que o Brasil está sofrendo chamado ´´ perda da cultura ``, infelizmente em várias ocasiões isso é verdade, hoje em dia não comemos mais feijão com arroz, e sim um enorme X-tudo. Não vamos mais a uma festa junina, mas vamos ao Hallooween. A nossa música, que anos atrás era considerada umas das melhores e mais ricas do mundo se perdeu, ficou no passado e talvez nunca mais voltará. Ao invés de escutarmos Tom Jobim, Chico Buarque, Vinicius, Caetano e etc... a grande massa dos brasileiros preferem escutar : ´´ Vai lacraia, vai lacraia `` , ´´ Toma gostosa, lapada na rachada `` e ´´ E vai descendo na boquinha da garrafa ``...

É triste, um verdadeiro atentado a nossa cultura. Nada contra quem gosta, mas encarem os fatos e percebam se não é a pura verdade. Mas como Deus é brasileiro (será ? ) nós ainda temos nos dias de hoje algo que vale a pena ser ressaltado; o cinema ! Sim, nosso cinema, por que não ? O cinema brasileiro atual, o cinema da retomada a partir dos anos 90, é um dos cinemas mais qualificados do mundo. Se você não sabia disso é porque você faz parte da grande parcela da população que não valoriza o seu próprio cinema.

Está aí o grande problema e a principal encruzilhada, que impede o cinema brasileiro de crescer mais ainda do que já está crescendo. Preferimos assistir um filme de merda, mas que tem aquele ator americano famoso, que nem é tão bom ator assim, mas é famoso. Temos um talento nato e uma habilidade incrível para fazer cinema e sabemos disso, mas a falta de incentivo nos faz desacreditar em nosso próprio potencial, que é muito grande.

O denominado ´´ cinema da retomada `` começou com o filme ´´ Carlota Joaquina `` em 1995, depois daí o cinema brasileiro viria a embalar. Tanto que no ano seguinte o filme ´´ O Quatrilho `` seria indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. E para quem pensava que foi uma raridade em 98 seríamos indicado novamente a mesma categoria com ´´ O Que É Isso Companheiro `` de Bruno Barreto. No próximo ano mais uma indicação nessa mesma categoria e o Oscar que fora roubado da Fernanda Montenegro por ´´ Central do Brasil `` de Walter Salles.

A partir de 95, tivemos filmes, diretores e atores excelentíssimos surgindo, alguns filmes belíssimos ainda conseguem atingir a maioria da população, mas muitos que são verdadeiras obras-primas acabam por passarem despercebidos pela maioria.

Os despercebidos da maioria são os filmes que ganham vários e vários prêmios aqui, alguns lá fora, mas não tem tanta divulgação nos cinemas do país inteiro, acabam passando o filme mais em festivais do que nas salas de cinema. Filmes como ´´ O Invasor ``, de Beto Brant, ´´ Terra Estrangeira `` de Walter Salles, ´´ Lavoura Arcaica `` de Luiz Fernando Carvalho, ´´ Madame Satã `` e ´´ O Céu de Suely `` de Karim Aïnouz, ´´ Proibido Proibir `` de Jorge Duran, ´´ Guerra de Canudos ```de Ségio Rezende,e etc, etc etc. Enfim, muitas películas preciosas que pouca gente assistiu desde 1995 até os dias de hoje.

Mas tenhamos calma, não sou a pessoa mais pessimista do mundo. Reconheço com louvor que o público vem ao pouco se conscientizando da nossa capacidade cinematográfica, visto que certos filmes atingiram uma grande bilheteria ao redor do país. É exemplo disso o já citado ´´ Central Do Brasil ``, filme lindo e emocionante que fez enorme sucesso não só no nosso país, mas em todo o mundo. As suas duas indicações ao Oscar ( filme estrangeiro e atriz ) foram super merecidas, criou-se uma grande expectativa após levarmos o Globo de Ouro de filme estrangeiro, acreditávamos que íamos ganhar o Oscar finalmente, mas não aconteceu. E se querem minha opinião não foi injusto perder a de filme estrangeiro, mas sim a de melhor atriz. Inadmissível.

Falei tanto de ´´ Central Do Brasil `` que vocês podem ter pensado que esse foi um dos únicos que fez sucesso de critica e bilheteria, e claro que não é verdade. O ótimo ´´ O Auto Da Compadecida `` de Guel Arraes é outro que agradou a ambos, ´´ Bicho De Sete Cabeças `` de Laís Bodanzky, ´´ Abril Despedaçado `` de Walter Salles ( indicado ao Globo de Ouro e quase ao Oscar ), ´´ Carandiru `` de Hector Babenco ( também quase indicado ao Oscar ), ´´ O Homem Que Copiava `` de Jorge Furtado, ´´ Redentor `` de Cláudio Torres, ´´ Cidade Baixa `` de Sérgio Machado, ´´ Olga `` de Jayme Monjardim ( outro dos quase ao Oscar ) , ´´ Casa de Areia `` de Andrucha Wadditon, e mais uma vez etc, etc e etc...

Citei mais filmes na lista dos conhecidos, porque obviamente eles são mais conhecidos. Mas ainda que filmes como esses agradem ao público, temos apenas 10 % de filmes nacionais nas salas de todo o país. É pouco, se compararmos às décadas de 60 e 70 onde tínhamos praticamente 30 % dos nossos filmes em cartaz nos cinemas, tanto que as maiores bilheterias são quase todas daquela época.

E o cinema da retomada não perde em nada com a época de Glauber Rocha não. Os melhores filmes barsileiros que eu vi foram dos dias atuais, incluindo o melhor, ´´ Cidade De Deus `` de Fernando Meirelles, não só o melhor filme nacional a que assisti, mas o melhor filme latino e um dos melhores não-ingleses sem dúvidas.

A obra-prima foi indicada a 4 Oscars ( diretor, roteiro original, edição e fotografia ), por uma mancada incrível o filme não podia ser indicado à categoria de melhor filme estrangeiro, não sei direito, mas parece que como o filme é de 2002 e só estreou nos E.U.A em 2003 não poderia concorrer. Se concorresse, seria barbada e nós levaríamos nosso primeiro Oscar para casa, já que recentemente o filme foi eleito o 4 melhor filme estrangeiro de todos os tempos por críticos americanos.

Têm-se muita reclamação e preconceito pelo cinema brasileiro por um motivo que não serve para tal ato, de que os filmes brasileiros só mostram pobreza. Isso também começou a mudar à algum tempo, e só citarei dois exemplos recentes disso; ´´ O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias `` de Cão Hamburger ( forte candidato ao Oscar esse ano ) e ´´ O Cheiro Do Ralo `` de Heitor Dalhia ( também forte para chegar no Oscar ). Esse último aliás, é a prova mais viva de que o cinema brasileiro não é só pobreza, é um filme diferente de tudo que já se viu no nosso país, um novo tipo de cinema nacional.

Enfim, o cinema brasileiro é um dos melhores do mundo, e as únicas coisas que precisamos para melhorar é mais incentivo e mais conscientização da população. Acreditem, nós vamos longe, muito longe !

[ Imagens dos filmes ´´ Cidade De Deus `` e ´´ O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias `` ]

9 comentários:

Sergio Deda disse...

ufa..
desculpem pela demora, ,mas finalmente atualizei o blog..
a quem visita, leia e comente, e mt obrigado ! hehehehe
vlws

Anônimo disse...

eh realmente tenho que concordar,mesmo que alguns neguem a maioria das pessoas vão ao cinema pra vê aquele ator/atriz bonitinho do filme.O conteúdo não importa,o importante é que o queridinho vai passar.Apesar que os brasileiros não dão valor aos filmes nacionais é verdade que agora isso está mudando mas na minha opinião isso tá mudando porque os filmes de antes eram muito repetitivos, os assunos de sempre:sacanagem,pobreza,futebol,carnaval..ninguém merece!.De uns tempos pra cá é que apesar do povo reconhecer melhor o cinema nacional o conteúdo
dos filmes estão bem variados e bem menos entediantes e repetitivos.Talvez com essa mudança também as pessoas comecem a parar de pensar que só filme americano é q presta e passem a valorizarar o cinema do país.

marcos. disse...

vergonha na cara !!
resume tudo o que o brasileiro precisa ter...

vi muito gato pingado falando de Transformers (filme de efeitos especiais..nada mais)

~> Cidade dos Homens estreiou e nada de ninguem dizer algo sobre o filme..
pq nem foram assistir...


~> precisamos tomar conta do nosso cinema !!!

(VAMOS FAZER UM FILME ?? SOU ASPIRANTE À ROTEIRISTA)

Marcel Gois disse...

Eu acho q n preciso nem me prolongar mt pq vc jah falou td do jeito q eu penso e ateh mais!!!!

Eu assisti Lavoura Arcaica esses dias e puta merda!!!! q filme hein!?!?! eu fiquei super orgulhoso do cinema brasileiro uma fotografia maravilhosa... atuaçães otimas, o Selton Melo tah simplesmente impagavel nesse filme!!!
achei sacanagem n ter sido escolhido pra representar o brasil no oscar de 2002...

e qual foi a justificativa do críticos!? q o ritmo lento do filme afastaria os votos dos membros da Academia, diminuindo suas chances de vencer o prêmio. faço minhas as palavras do Pablo Villaça "Deveríamos pensar menos no que os americanos 'gostariam' de ver e mais no que nosso Cinema tem de bom a oferecer."
No lugar indicaram Abril Despedaçado q nem conseguiu seguir adiante!! eu acho q Lavoura Arcaica tinha mt mais chances... =/

Eu fico puto qnd falam mal do cinema brasileiro!! o cinema feito aki no Brasil n eh mt bem divulgado o q dificulta o sucesso do filme mas nem por isso as produtoras deixam d investir e o cinema nos presenteia cada vez mais com ótimos filmes...

o post citou vários dos quais eu tiro o chapéu e aplaudo d pé! O Quatrilho, Central do Brasil, Bicho de sete cabeças, Lavoura Arcaica, O Homem Que Copiava,O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias, O cheiro do ralo... entre outros!!!!
esses dois últimos inclusive assistidos por indicaçao do dono do blog!!! hehehehehe
e tb eu acho justo falar d Anjos do Sol...

uma coisa eh certa! o cinema brasileiro hj eh uma coisa pra americano nenhum botar defeito, qnt mais brasileiros q paga pra ir ver os "American Pie's" da vida...

Sergio Deda disse...

vamos kra..
eu ateh jah escrevi um roteiro de um curta mxm, sem experiência neh... hehe, mas alguns amigos elogiaram a trama, naum sei se foi pq são amigos kkkkkkk mas acho q ficou bem legal..
o negócio eh q eu soh poderia dps do vestibular, pq agora tah foda pra mim..
3 ano sofeeeeeeee hauaauauaha
vc eh de aju tb ?
vlws

TuRmA dos QuebradO disse...

è realmente o cinema brasileiro renasceu.....

Fazer um curta ou um filme seria muito massa....mas realmente esse negocio de vestibular é foda!!!!
eu tb tenho algumas idéias ainda n sairam da minha kbeça mas quem sabe um dia sai....

Anônimo disse...

Esse eh o melhor blog de cinema do BRASIL...
Por motivos claros...
pq esse blog eh de SERGIO DEDA...
*.*....
bom recomendo...a todos...


bejundas...=*

Sergio Deda disse...

pessoal
desculpem pela demora d novo !!

mas vai ter post novo amanha ou segunda !

dps eu prometo q atualizo o blog pelo menos uma vez por semana...

vlws !

Vanderhugo disse...

Passei para visitar o seu blog. Muito bom. Eventualmente, como cinéfilo que sou, arrisco alguns comentários no www.alvinews.com.br, site que divulga coisas da minha cidade natal. Visita lá. Em "coluna do alvinopolense" você deve achar meus comentários anteriores. Muito bom o blog (só a imagem de "Era uma vez na América" no topo já é um selo de qualidade... voltarei mais vezes...