domingo, 5 de agosto de 2007

Os Melhores de 2006 !








Chega de apresentações e discursos incentivadores, liguem seu computador, conectem-se a internet ( se for discada e estiver caindo seja brasileiro; não desista nunca.. rs ), esqueçam o orkut, e por fim entrem no blog dos cinéfilos, usem sem moderação, opinem, discutam e curtam. Agora é hora de trabalhar !
Para começar a progamação deste blog, vou abrir um tema sobre filmes recentes. Falaremos sobre os melhores filmes do ano que passou já faz algum tempo na verdade, 2006, mas só consegui assistir a todos os filmes mais importantes de tal ano alguns dias atrás, pois tive que esperar sair nas locadoras vários desses filmes. Primeiramente, vale ressaltar que o ano de 2006 foi um ano muito bom, no post anterior disse que este novo século tem poucos bons filmes, e é verdade.
Mas 2006 se diferenciou dos outros anos e nos mostrou um sinal de esperança, isso deve-se claro ao trabalho de diretores como Martin Scorsese, Clint Eastwood, Alfonso Cuaron, Guilermo Del Toro e até Mel Gibson que teve uma direção impressionante com seu ´´Apocalypto``.
2006 foi na verdade um ano onde as grandes produções se destacaram. No Oscar apenas um dos filmes indicados a melhor filme era independente; ´´Pequena Miss Sunshine``. Portanto foi um ano completamente diferente de 2005 onde os filmes auto-denominados independentes se sobressaíram fazendo mais sucesso com os críticos do que as super produções. E queira ou não, essas grandes produções foram um pouco melhores que as independentes em 2006.
Sem ficar em cima do muro, citarei logo o melhor filme do ano passado para mim: ´´OS INFILTRADOS``, de Martin Scorsese. E não é bajulação minha pelo Oscar não, pelo contrário, verão vocês que dos meus 5 preferidos apenas ´´Os Infiltrados`` aparece na lista do Oscar. Minha preferência pelo filme deve-se ao nome do seu diretor, Scorsese é para mim o melhor diretor vivo do cinema e um dos melhores da história, se não o melhor. ´´Os Infiltrados`` é o retorno dele às suas raízes que é o mundo do crime e da máfia. Como sempre ele não maneija o filme daquela forma : ´´Eis o herói, eis o vilão``. Não ! Seus filmes se diferenciam por ele maneijar com a violência suburbana e o humor negro que só ele sabe fazer tão bem. Por fim, o filme tem um roteiro brilhante do William Monaham que concretiza-se com chave de ouro nas excelentes atuações de DiCaprio, Nicholson, Damon, Sheen, Baldwin, Whalberg. Um super elenco, é verdade.

´´Os Infiltrados`` se destaca por pouquissíma coisa do meu segundo colocado, acho que na verdade é porque é um filme de Martin Scorsese, já que o estilo dos dois filmes não é nada semelhante. Este filme é mexicano, é de um diretor que eu nem gostava muito até então, é brilhante, é o comovente ´´O LABRINTO DO FAUNO``. Esta película é a prova de que os latinos vem fazendo bonito e deixando muito gringo boquiaberto. Eu adoro filmes onde a inocência da criança é mostrada de uma forma poética e singela, como o brasileiro ´´ O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias`` ( quem sabe não vem um Oscar por aí... ). Não tem como não se emocionar com ´´O Labirinto do Fauno``, o paralelo entre o mundo fantasioso de Ofélia e a Guerra Civil Espanhola é passada de uma maneira incrível pelo diretor Guilermo Del Toro, um dos melhores filmes estrangeiros da história.

O terceiro é um filme do qual eu não esperava muita coisa e por felicidade minha acabei me surpreendendo. ´´APOCALYPTO`` é maravilhoso e eletrizante. Não é um filme para criancinhas verem, pode ter certeza disso. O filme é pesado, violento e sanguinário em algumas partes, bem ao estilo Mel Gibson de dirigir. A luta pela sobrevivência do personagem principal nos faz com que deixamos os olhos fixos a tela, sem piscá-los uma vez sequer. É uma jornada triste, violenta e terrível pela qual ele passa, mas torcemos para que ele consiga escapar daquilo tudo. No meio de tanto sangue, ainda vale ressaltar que o filme é lindo e tocante.
Vamos ao quarto e quinto filme. O próximo é uma produção com um tema que eu sempre adoro quando são feitas, o tema é a África e o filme é ´´DIAMANTE DE SANGUE``, os brasileiros em particular adoraram esse filme, não sei se foi pela ação, mas espero que não. O melhor do filme não é a ação e sim a trama e história de cada um dos personagens,o íntimo deles é tratado separadamente, dando mais drama e emoção ao filme. A África foi muito bem representada como ela realmente é, ainda que aquilo tenha acontecido na decáda de 90 ainda acontece em outros países do continente, e DiCaprio novamente excelente.
O quinto é uma ficção, quer dizer na verdade é um drama, ou será uma aventura. Bom, não importa o gênero, o que importa é que ´´FILHOS DA ESPERANÇA`` do também mexicano Alfonso Cuaron é um interessantíssimo filme, apesar do diretor ser mexicano o filme é da Inglaterra. A história se passa num futuro próximo em Londres, onde sem nenhum motivo aparente as mulheres de todo o mundo não engravidam mais. Até que descobrem uma mulher que surpreendentemente está grávida e o personagem de Clive Owen ( ótima atuação ) luta para tentar protegê-la. Proteger de que ? Isso é o que é de mais impressionante no filme, o roteiro é tão brilhante e tão bem escrito que mostra os horrores que a não gravidez das mulheres gerou ao mundo.Cidades destruídas pelas rebeliões e guerras civis, semelhantes a 2 Guerra. É um futuro atrasado, não é aquele filme futurista cheio de esfeitos para impressionar muita gente boba, que hoje em dia acaba indo ao cinema só para ver efeitos especiais.
Bom... teve muito filme bom e esses foram somente meus cinco melhores. Lembremos de mencionar ´´Pequena Miss Sunshine``, ´´Cartas de Iwo Jima``, ´´Pecados Íntimos, ´´Borat``, ´´Volver``, ´´O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias`` ( esperança de Oscar do Brasil em 2007 ), ´´Vênus``, ´´O ÚLtimo Rei da Escócia`` e etc... Alguns filmes me decepicionaram como ´´Babel`` e ´´A Rainha``, mas não se pode dizer que são filmes ruins, só não são bons. Dei minha opinião, ficaria muito feliz se todos comentassem a sua, mesmo que seja diferente da minha. É ótimo ficar discuntindo gostos diferentes, participem e ajudem a divulgar o futuro blog mais comentado do Brasil ! kkkkkkk
[ Imagens dos filmes ´´ Os Infiltrados `` e O Labirinto do Fauno `` ]


8 comentários:

Sergio Deda disse...

uhuhuhuuhuh
post novo !
será q alguém vai visitar e comentar agora..
hehehe
tomaraaaa
vlws

Marcel Gois disse...

Meu top 5 ficaria um pouco diferente do seu, ateh pq eu ainda n vi O labirinto do fauno e pra mim Little Miss Sunshine entra facil facil nesse top! Alem do labirinto do fauno n consegui ver outros filmes ainda entaum vou montar meu top apenas com os filmes q eu consegui assistir.

Concordo com o primeiro lugar pra "Os infiltrados" filme taum inteligente q ateh qndu ngm fala nada vc entende tudo! A direçao dispensa comentários assim como a atuação do elenco incrível. Eh um filme completamente coerente e surpreendente no q diz respeito a falta de limite de uma pessoa qndu se quer alcançar determinado objetivo.

O segundo fica com Little Miss Sunshine mtu interessante ver uma familia taum fracassada materialmente conseguir tirar proveito de liçoes q normalmente a gente nem pára pra pensar a respeito. A melancolia do filme mtu bem alternada com doses contidas de um humor inteligente revela a essência simples do filme! e além de tudo eh uma prova de q n se precisa de mtu pra se ter um filme extraordinário! E tb vale lembrar da alfineta discreta q o filme dah nas pessoas taum ligadas a estética. enquanto meninas de 7 anos tentam impressionar os jurados das formas mais extravagantes possíveis, Olive apresenta um numero q destoa do concurso original e mostra q tah ali soh pra se divertir!

Em terceiro Filhos da esperança com uma narrativa densa e cheia de conflitos internos mostrando taum bem a compaixao de um estranho com uma garota gravida q cofia completamente nele apesar doe viverem em um mundo totalmente desestruturado! Onde pessoas saum seqüestradas por facções terroristas sem q ngm se dê conta apesar da grande movimentação de pessoas na rua.

Em quarto Apocalypto q apesar da violencia explicita taum característica d Mel Gibson apresenta traços de uma luta interna do protagonista para conseguir viver pacificamente com a familia dele. O q graças a brilhante direçao faz com q a gente sinta uma certa afeiçao por aqueles selvagens taum agressivos.

E em quinto Diamantes de Sangue q eh sabiamente resumido por uma frase: "Sempre que algo de valor é encontrado na África, o resultado é guerra civil e miséria". Envolvendo inclusive as crianças numa guerra cruel e sangrenta. O filme tb mostra perfeitamente a frieza necessária aos jornalistas para cobrir da guerra, q n medem esforços para conseguir o melhor angulo d uma cena tragica.

Acho q me empolguei e escrevi demais =p hahahaha

Anônimo disse...

Aeeee!

Postarei mais tarde a respeito. Faltam poucos filmes para eu concluir meu TOP 10, daí repasso para cá os 5 melhores que achei em 2006.

Até mais! E Boa sorte com o Blog!

Anônimo disse...

Meu top5 é diferente do seu xD~
uam boa seria fazer uma mini enquete sobre qual o top 5 !!!
tipo...
coloca os filmes internacionais que de algum modo foram indicados ao oscra em qualquer *categoria principal*( categoria diretamente relacionada à 7ª arte), e assim decidir o "top 5 do cinefilos - 2006"

~> e poderiamos a partir dai fazer um top anual e abrir as portas para outras enquetes !!

isso q eu acho !

xerunda XeXo

Pelagio Advocacia & Consultoria disse...

ki poha eh isso!!!
falem minha lingua veih
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
flwss

Sergio Deda disse...

uma hora alguém mais vai postar !
hauahuahauah

vou dar mais um tempinho para esse post continuar no topo, vcs vão ver... esse blog ainda vai ser famoso !
hauahuahauahauauhaua

Sergio Deda disse...

eh q tem mt gente q entra, lê e naum comenta..
comentem !!!
hehehe

flws

Sergio Deda disse...

lpem pela demora..
estava sem tempo realemente..
mas venho-lhos comunicar q haverá post novo hj ou amanhã...
vlws