terça-feira, 22 de dezembro de 2009

BDC Awards 2009 - Principais Categorias

Como prometido cá estou com os vencedores das principais categorias do BDC Awards 2009, as únicas que ainda faltavam serem anunciadas. Lembrando novamente, os filmes indicados há muitos meses atrás rsrs são apenas longas que estreiaram dentre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2008 no BRASIL. O BDC Awards 2010, mais organizado com certeza, será o mesmo esquema, porém logicamente serão incluídos os filmes estreantes no ano de 2009 no nosso país. Em outra postagem farei um balanço sobre os vencedores e fatos curiosos sobre a primeira edição da premiação, que embora tardia, terminou, e como tardia kkkkk. Todos os vencedores de quaisquer categorias podem ser vistos na barra lateral do blog à sua direita. O Prêmio do Júri infelizmente fica para próxima edição da premiação, que deverá ocorrer já agora em fevereiro.


Melhor Filme
and the BDC goes to...

Sangue Negro (Paul Thomas Anderson): obra-prima em todos os sentidos, um sentimento visual e sádico instigante. Ambição, loucura, traição, fanatismo, falsidade. Com planos revolucionários, enquadramento de cenas sublimes, atuações esplêndidas e uma direção que figura nada menos entre as maiores que pude avaliar. ´´There Will Be Blood`` é um filme completo, P.T.A trouxe-nos o melhor filme deste novo século até então. Cotação máxima, dentro de alguns anos esta película se tornará um dos grandes clássicos do cinema, o tempo dirá.

2. Onde os Fracos Não Têm Vez (Joel e Ethan Coen)
3. O Escafandro e a Borboleta (Julian Schnabel)
4. Batman - O Cavaleiro das Trevas (Cristopher Nolan)
5. Gomorra (Mateo Garrone)


Melhor Diretor
and the BDC goes to...

Paul Thomas Anderson, por Sangue Negro: Um dos melhores senão o melhor da nova safra de cineastas, P.T.A entra com Sangue Negro num patamar dos grandes diretores americanos. Após seus últimos e espetaculares três últimos filmes a sua direção ambiciosa, épica, detalhista e extremamente perfeccionista foi o motor propulsor da obra. Sempre sarcástico e violento ao explorar seus personagens o diretor nos traz de maneira irônica a uma época do passado no qual muito se aplica ao presente, tamanha a força da ambição ao tomar posse completamente do homem.

2. Julian Schnabel, por O Escafandro e a Borboleta
3. Joel e Ethan Coen, por Onde os Fracos Não Têm Vez
4. Cristopher Nolan, por Batman - O Cavaleiro das Trevas
5. Matteo Garrone, por Gomorra



Melhor Ator
and the BDC goes to...



Daniel Day-Lewis, por Sangue Negro: seria loucura não escolhê-lo. Sua performance dispensa quaisquer comentários, destarte estamos falando de uma das dez maiores atuações da hisória do cinema. Day-Lewis (junto com Sean Penn o maior de sua geração) é Plainview, ele é o monstro, o vilão, a escuridão, a ambição, a perdição, ele é o filme. Tal personagem jamais será esquecido, do contrário deverás ser cotidianamente imitado ou servir-se de inspiração, tudo graças a Daniel Plainview, ou desculpas, Daniel Day-Lewis.

2. Viggo Mortensen, por Senhores do Crime
3. Sam Riley, por Control
4. Emmile Hirsch, por Na Natureza Selvagem
5. Philip Seymour Hoffman, por Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto

Melhor Atriz
and the BDC goes to...



Anamaria Marinca, por 4 meses, 3 semanas e 2 dias: Gosto bastante do longa romeno, embora não o considere uma obra-prima como muitos o fazem. Porém o motivo principal pela minha ótima avaliação do filme deve-se muito à atuação da bela. Consistente e tensa numa personagem extremamente conflituosa e entretanto sempre decidida e perpicaz de maneira às vezes até fria. O realismo e a natureza trágica da obra trancedem-se constantemente no rosto interpretado por Anamaria Marinca.

2. Julie Cristhie, por Longe Dela
3. Keira Knightey, por Desejo e Reparação
4. Martina Gusman, por Leonera
5. Rebeca Hall, por Vick Cristina Barcelona



Melhor Ator Coadjuvante
and the BDC awards goes to...


Heath Ledger, por Batman - O Cavaleiro das Trevas: Um vilão memorável, construído nos minímos detalhes para formar a origem perturbadora e sombria do Coringa. Faço das palavras ditas à atuação de Daniel Day-Lewis em Sangue Negro as mesmas a serem aplicadas aqui. Heath Ledger se entrega completamente à essência do personagem, seu estilo sombrio, irônico, violento e anarquista faz-se pelas caricaturas de Heath, que nos entrega possivelmente o sociopata mais completo dos cinemas. Com dó no coração não votei num psicopata, no segundo colocado, a batalha entre os dois foi árdua na minha cabeça.

2. Javier Bardem, por Onde os Fracos Não Têm Vez
3. Josh Brolin, por Onde os Fracos Não Têm Vez
4. Paul Dano, por Sangue Negro
5. Gael Garcia Bernal, por Ensaio Sobre a Cegueira



Melhor Atriz Coadjuvante and the BDC awards goes to...


Saiorse Roman, por Desejo e Reparação: 2008 não foi um ano de grandes atuações femininas diga-se de passagem e Roman destacou-se por ser uma criança e ter conseguido transferir enorme emoção e vitalicidade para a garota, no caso a personagem que mimada e inconsciente comete um erro terrível, e como a trama denota e a própria atriz procura explorar, o episódio ocorrera mais pelo fato de se tratar de uma criança, imatura e faça-se razão egoísta.

2. Cate Blanchet, por Não Estou Lá
3. Penélope Cruz, por Vick Cristina Barcelona
4. Marisa Tomei, por Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto
5. Marcia Gay Harden, por O Nevoeiro

De antemão BOAS FESTAS A TODOS. UM FELIZ NATAL E UM FIM ANO REPLETO DE ALEGRIA! E PAZ!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

I Am Back!


Voltei!

Infelizmente tive que abandonar o blog temporariamente e sem aviso prévio devido a contratempos, responsabilidades cotidianas, casos fortuitos e também devo admitir por um certo desleixe de minha parte. Enfim sem enrolar muito vou aproveitar as férias tão esperada e que finalmente chegaram para retomar normalmente a atividade na comunidade blogueira. Fiquei fora de praticamente tudo que aconteceu por aqui, será uma sensação de começar de novo ao voltar a escrever nesta página. Inclusive uma das prioridades para regularizar e adequar o Blog dos Cinéfilos seria divulgar os principais vencedores de uma certa premiação que começou a muitos meses atrás, o BDC Awards 2009. Entretanto como passou completamente a temporada de premiação nos blogs dos filmes estreantes do ano de 2008 no Brasil e como muitos justificadamente sequer lembram de tal premiação criada pelo Blog dos Cinéfilos, afinal estamos caminhando freneticamente para um promissor 2010, os vencedores das catgorias restantes (filme, diretor, ator e atriz leading e supporting) serão numa mesma nota divulgados e parabenizados.

Peço perdão a todos aqueles que acompanhavam este humilde blog e confirmo minha saudade em acompanhar os vossos também. Hoje irei somente organizar alguns elementos nesta página e retomar meu contato com todos é lógico. Amanha ou quarta devem sair os principais vencedores do Blog dos Cinéfilos Awards 2009. E quinta tem o especial de natal rsrs. Bom, abraço a todos e que tenhamos um fim de ano repleto de alegrias e um começo de ano melhor ainda, desde já boas festas!!!